Dia dos Pais promete movimentar varejo digital

Faturamento nas compras on-line para o Dia dos Pais em 2022 será de R$ 6,4 bilhões, prevê ABComm – crescimento de 2,9% em comparação com 2021

Publicado em 11 de agosto de 2022 | 08:27 |Por: Júlia Magalhães

O comércio on-line tem apresentado números expressivos e, no Dia dos Pais, não deve ser diferente. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data deve movimentar R$ 6,4 bilhões, no e-commerce. Previsão representa crescimento de 2,9% em comparação com o ano passado.

Comemorada, este ano no dia 14 de agosto, o total de pedidos deve ultrapassar a marca de R$ 14,2 milhões, destacou a entidade. Em contrapartida, o primeiro semestre do ano, cresceu, em média, 3% na comparação como o mesmo período de 2021. Índice abaixo ante a previsão de crescimento de 5%. “Isso pode ser explicado pelo aumento dos combustíveis, condição que impactou o preço final dos produtos.”

Outro fator que contribuiu para não bater a previsão feita, é a menor oferta de frete grátis. Afinal, o preço do frete pode impactar em até 90% a decisão de compra de um produto nas vendas pela internet, diz a entidade.

“As datas comemorativas têm sido importantes para a retomada da economia no pós-pandemia. O comércio eletrônico passa por uma fase de crescimento, impulsionado, principalmente, por campanhas e promoções de datas especiais”, destacou Alexandre Crivellaro, diretor de inteligência de mercado da ABComm. O executivo ainda comentou que a previsão para o Dia dos Pais é semelhante ao crescimento geral até agora.

A tendência é um leve aumento, porém a situação dos combustíveis sempre afeta diretamente a economia e, por isso, muitas vezes nos deparamos com números abaixo da expectativa. “Uma alternativa é que as empresas foquem em estratégias de logística e inovação para manter a competitividade”, disse Crivellaro. Isso porque, o diesel, responsável pelo transporte da maior parte dos produtos, não foi afetado pela redução dos combustíveis.

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Já a projeção realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) é mais otimista. “A intenção de compra para o Dia dos Pais deve registrar o melhor resultado dos últimos quatro anos. De acordo com a pesquisa, o crescimento será de 6,7% este ano em relação a 2021.” O levantamento do instituto indica que segmentos como Eletrodomésticos, Eletrônicos e Beleza são os preferidos na hora de presentear.

“Mesmo com a atual situação econômica do nosso país e com o aumento da inflação, o ajuste do Auxílio-Brasil, aprovado no mês passado, incentivou os consumidores neste ano. O cenário para esse Dia dos Pais é positivo e devemos superar 2020, ano que alavancou o consumo no Brasil devido à implementação do auxílio emergencial”, analisa presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo.

Fatores decisivos para consumidor digital

Assim como valor do frete, facilidade no pagamento e segurança são fundamentais para o consumidor, diz pesquisa feita pela Adyen mostrou que. “Para 86% dos consumidores, a experiência de navegação do site é tão importante quanto a qualidade do produto comprado.” Enquanto isso, 76% afirmam que não comprariam se o site não tiver uma boa navegação.

53% dos entrevistados disseram já ter abandonado um carrinho por não encontrar o pagamento que preferia no momento do checkout. Por fim, 47% deles, desejam que as lojas redobrem os esforços contra fraudes no online.

Dia dos Pais e-commerce

De acordo com pesquisa, facilidade no pagamento e segurança são fundamentais para o consumidor digital | Crédito: Adobe Stock

Números do mercado

O último Webshoppers mostrou que o e-commerce brasileiro teve aumento de 27% em 2021, totalizando 182,7 Bi em vendas. Este ano, tanto os novos consumidores, quanto os consumidores recorrentes, tiveram um ticket médio maior do que o ano de 2020. Mas, ticket médio dos novos consumidores teve crescimento de 9% – acima do crescimento do total de consumidores.

O estudo, realizado pela NIQ Ebit, é considerado o estudo de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico do país. Ele mostrou, ainda, que houve aumento na quantidade de consumidores, totalizando 87,7 Milhões de consumidores on-line. “Retração de new shoppers reflete o amadurecimento no universo on-line”

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