Especialista dá cinco dicas para a Black Friday
Para Alessandro Silveira, os planejamentos vão muito além da redução de preços
Publicado em 23 de outubro de 2019 | 08:38 |Por: Everton Lima
Um dos eventos mais importantes sobre o varejo está se aproximando. Por isso, empresários já estão se planejando para a Black Friday deste ano. Dados do Boa Vista SCPC indicam que em 2018 as vendas durante o período aumentaram 4,7% em relação à mesma época do ano anterior. São inúmeros brasileiros aderindo anualmente a essa data que traz mais benefícios quando se trata de fazer compras.
Para tornar essa missão ainda mais simples, ouvimos o especialista em Administração (New School University em Nova York), Alessandro Silveira
Estrutura deve ser adequada
Para ele, os lojistas devem se preparar observando cinco pontos fundamentais — e o primeiro deles é a estrutura da loja. Silveira conta que é comum ver empresas que gastam muito dinheiro em publicidade, mas se esquecem de cuidar da infraestrutura necessária para realizar o atendimento.
– Produção de conteúdo no e-commerce: clientes estão insatisfeitos
Ademais, é necessário verificar se o estoque será suficiente para atender a demanda, caso contrário, o setor de compras precisará verificar com os fornecedores se eles poderão atender à loja.
Black Friday requer atendimento personalizado
Outra dica do especialista é criar um atendimento voltado às características do evento. E-mails explicando as funcionalidades do produto, rastreio da entrega ou condições da promoção são algumas iniciativas válidas.
Crie estratégias de comunicação digital
O marketing digital pode ser um grande aliado na hora de anunciar os produtos a um custo menor do que os da publicidade convencional. Campanhas de anúncios no Facebook e Google são ideias que podem fazer a diferença, de acordo com Silveira.
Ofereça descontos reais
Promoções falsas, a chamada Black Fraude, devem ser evitadas. Primeiro, porque desrespeitam o Código do Consumidor. Ademais, elas prejudicam a imagem do negócio.
Instigue o consumidor
Notificações no Smartphone, listas de e-mails ou de transmissão, são, segundo Silveira, maneiras de engajar o consumidor e garantir uma boa Black Friday para o seu negócio. Muitas dessas ideias são baseadas em estratégias de gatilhos mentais.
(com informações de assessoria)