Móveis infantis: executivo da Carolina Baby fala sobre as tendências
Áureo Barbosa, diretor-presidente da Carolina Baby, fala sobre as tendências do mercado de móveis para crianças
Publicado em 9 de maio de 2023 | 08:14 |Por: Everton Lima
O mercado infantil tem se mostrado um lucrativo segmento para se investir no Brasil. Um levantamento feito pelo Sebrae e divulgado no ano passado mostra que o mercado de produtos para as crianças movimenta cerca de R$ 16 bilhões por ano no Brasil — e uma das marcas que atua neste mercado é a Carolina Baby
Esse bilionário mercado contempla muitos produtos, como roupas, acessórios e, claro, móveis. Ao mobiliar os quartos para os sonhados filhos, muitos pais esperam encontrar móveis de qualidade. Contudo, o que era moda há alguns anos no mobiliário infantil já ficou para trás. Atualmente, os consumidores querem versatilidade no uso do produto. Essa é a opinião de grandes marcas que atuam no segmento, como a Carolina Baby.
“Produtos versáteis e funcionais, com berços se transformando em mini cama ou camas com outras utilidades. Os estilos devem combinar linhas curvas e ortogonais, como mistura de madeira e MDF. As cores devem ser leves e sóbrias, nada de espalhafatoso”, conta o diretor-presidente da Carolina Baby, Aureo Barbosa.
Móveis infantis: segurança é fundamental
Além das inovações em design, os fabricantes se atentam à segurança, afinal de contas, estamos falando de um mobiliário para crianças, às vezes bebês. Áureo explica que as normas regulamentadoras vigentes para mobiliário infantil tratam apenas da fabricação de berços, mas que há um debate crescente sobre a possibilidade de se criar normas para orientação de outros móveis infantis.
“Por enquanto não há regulamentação para os outros móveis, a regulamentação em vigor diz respeito apenas ao berço. Existe um estudo para testes de segurança aplicáveis a cômodas, mini camas e camas.” Para o executivo, o consumidor nem sempre se preocupa com as certificações de segurança desses produtos. “Esse quesito ainda precisa ser melhor difundido. Até então, o consumidor tem sido induzido a buscar por preços como fator determinante na escolha. Falta comunicação dos outros atributos no que tange a versatilidade, desenho, segurança e confiança na marca”, opina.
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Um outro ponto que tem chamado a atenção dos fabricantes são as mudanças sociais. Pesquisas indicam uma queda na taxa de natalidade dos brasileiros, ao mesmo tempo, os imóveis estão cada vez menores, o que também impacta no tamanho das famílias.
“A taxa de natalidade está caindo, também temos essa percepção de quartos menores. Isso impacta diretamente na criação de produtos. Cada dia mais desenvolvemos produtos compactos, com utilização de espaço inteligente, versáteis e funcionais”, revela.
Móbile Lojista 397
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