NRF Retail’s Big Show 2023: principais insights

Tecnologia, cultura e diferenciação impulsionam o sucesso do varejo são questões importantes do NRF para este ano

Publicado em 7 de fevereiro de 2023 | 08:25 |Por: Júlia Magalhães

A 113ª convenção anual da National Retail Federation, NRF 2023: Retail’s Big Show, reuniu mais de 35 mil participantes e 350 palestrantes entre os dias 15 e 17 de janeiro, na cidade de Nova York.

Considerado o maior evento do varejo, o NRF 2023: Retail’s Big Show (Big Show do varejo), reuniu mais de 35 mil participantes e 350 palestrantes entre os dias 15 e 17 de janeiro, na cidade de Nova York. Realizado pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos, o evento serve como um indicativo para o que deve movimentar o setor no decorrer do ano.

Este ano, pode-se destacar três conclusões principais do evento sobre como a tecnologia, cultura e diferenciação estão ajudando os principais varejistas a avançar.

1. Experiências do cliente habilitadas para tecnologia

A tecnologia certa oferece melhores opções e permite que os consumidores personalizem suas experiências. Compreender o produto e o consumidor em conjunto permite que os varejistas ofereçam experiências excepcionais que geram afinidade com o cliente.

Exemplo disso é aplicado na Saks – cadeia de lojas de departamentos de luxo americana. Durante seu discurso de abertura, a presidente e CEO da marca, Paige Thomas, revelou que eles investiram significativamente para fornecer ofertas habilitadas para tecnologia. Como, por exemplo, seu aplicativo e programa de fidelidade para impulsionar o engajamento e a retenção.

A tecnologia certa facilita a vida dos clientes, mas também tem um impacto na produtividade dos funcionários: ela está permitindo que funcionários tanto na linha de frente quanto em escritórios corporativos trabalhem menos transacionalmente com mais propósito, disse o CEO da PepsiCo North America, Steven Williams.

2. Diferenciação e competição

“Não basta apenas manter os funcionários seguros – também devemos nos preocupar com seu bem-estar geral. Se nossos associados, membros de nossa equipe, estão se sentindo bem com o local onde trabalham e com o que fazem, automaticamente obtemos uma experiência do cliente muito melhor”, pontuou CEO da Pilot Company – empresa petrolífera americana –, Shameek Konar.

Uma força de trabalho saudável, motivada, bem treinada e diversificada é vital. Isso significa investir em melhores escritórios, salas de descanso, centros de distribuição e empregos sem atrito para se manter competitivo e criar um ambiente de trabalho bem-sucedido, complementou Steven Williams.

De fato, os varejistas estão investindo e se comprometendo com forças de trabalho que não são apenas diversificadas, mas inclusivas. O varejo tem uma grande oportunidade de fornecer um senso de comunidade, estabilidade e humanidade.

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3. A cultura impacta a experiência da loja

Os varejistas estão encontrando sua narrativa, passando do “diálogo da marca” para o “monólogo da marca” para realmente colocar o cliente em primeiro lugar. O papel da loja é holístico e requer saber que a conversão do cliente acontece muito antes de uma compra. Reter a verdadeira lealdade significa entender as diversas dinâmicas do cliente, incluindo seus desejos e seu estilo de vida.

Um exemplo pode ser visto na Target – rede de lojas de varejo dos Estados Unidos. “Além do layout da loja, a Target projeta a experiência do cliente com base em conexões emocionais profundas.  Quando os clientes se sentem vistos, ouvidos e cuidados, isso traz mais alegria para suas vidas – o que os leva a cuidar de sua comunidade”, disse a vice-presidente executiva e diretora de experiência do cliente da Target, Cara Sylvester.

 

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