Pix cresce na Black Friday 2025
Com novas formas de uso como parcelamento e agendamento, modalidade se consolida como o principal concorrente do cartão de crédito nas compras da Black Friday 2025
Publicado em 15 de outubro de 2025 | 10:01 |Por: Julia Magalhães

O Pix deve conquistar um espaço inédito nas compras da Black Friday deste ano. Segundo a Pesquisa de Intenção de Compra – Black Friday 2025, realizada por Tray, Bling, Octadesk e Vindi (marcas da LWSA), a modalidade avançou 15 pontos percentuais em relação ao cartão de crédito, alcançando 38% de preferência entre os consumidores. Enquanto isso, o cartão de crédito, ainda líder, caiu de 75% para 60% na comparação com 2024.
Novas funcionalidades ampliam uso do Pix
Com a consolidação de serviços como o Pix parcelado, agendado, por aproximação e recorrente, a modalidade vem ampliando sua presença no varejo digital. De acordo com a diretora de Pay e Banking da Vindi, Monisi Costa, a tendência é de crescimento contínuo. No primeiro semestre de 2025, o Pix movimentou R$ 15,8 trilhões em 37 bilhões de transações, segundo dados do Banco Central.
“O Pix já se consolidou como um dos principais meios de pagamento do brasileiro e vem assumindo um protagonismo crescente na Black Friday. A cada ano ele se aproxima mais do cartão de crédito, especialmente pela praticidade e pelo custo reduzido para lojistas e clientes”, afirma.
Apesar do avanço, a orientação é que os lojistas mantenham opções diversificadas de pagamento. Além do Pix e do cartão, modalidades como débito e boleto ainda são relevantes para uma parcela do público consumidor.
60% planejam gastos acima de R$ 500
De acordo com a pesquisa, 70% dos consumidores já se planejam financeiramente e 60% pretendem gastar acima de R$ 500 na Black Friday deste ano. Dos entrevistados, 53% pretendem aproveitar as ofertas para adquirir eletrônicos, como smartphones, celulares, games, smartwatch e 44% para eletrodomésticos, como geladeiras, airfryers e micro-ondas.
“Na Black, o consumidor encontra o momento perfeito para unir necessidade e desejo: trocar o essencial, como uma geladeira, e realiza desejos, como aquela roupa tão esperada. Para o lojista on-line, é a grande chance de transformar compras em experiências e fidelizar clientes”, explica o diretor da Tray, Thiago Mazeto.
Frete e canais de compra impactam decisão
O frete continua sendo fator crítico. Quase metade dos entrevistados (48%) afirmaram que desistem de uma compra quando as taxas de entrega são elevadas, mesmo diante de boas promoções.
A jornada de compra está cada vez mais digital e centrada no celular: 75% dos consumidores usam o dispositivo para compras on-line. Os canais mais utilizados incluem:
- Sites de lojas: 58%;
- Aplicativos: 52%;
- Marketplaces: 31%;
- Lojas físicas: 29%.
“O consumidor hoje quer praticidade: ele decide e conclui a compra pelo celular, e espera ser atendido no canal de sua escolha. Essa realidade evidencia que simplicidade, agilidade e atendimento adequado às preferências do cliente não são mais diferenciais na Black Friday, mas requisitos básicos para conquistar e reter clientes”, afirma o diretor da Octadesk, Rodrigo Ricco.
Preparativos finais para a Black Friday 2025
Os meses que antecedem a Black Friday são decisivos para o sucesso de vendas. O diretor do Bling, Marcelo Navarini, orienta que PMEs se antecipem com estratégias claras de precificação, controle de estoque e previsão de demanda.
“A Black Friday se tornou o maior mês de vendas e quem se antecede com planejamento e trabalha bem esse momento consegue converter em vendas e transformar clientes ocasionais em compradores recorrentes. É uma oportunidade de fidelização que marca o calendário do varejo”, afirma Navarini.
O estudo entrevistou 1.018 consumidores com mais de 16 anos, de todas as regiões do Brasil e de diferentes classes sociais, entre os dias 6 e 27 de agosto de 2025. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.
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