Serasa aponta 10 fatores que impactam a reputação de marca

A reputação das empresas envolve a percepção de sua conduta, integridade e capacidade de entregar valor, diz Serasa Experian

Publicado em 3 de agosto de 2023 | 09:12 |Por: Júlia Magalhães

Em um cenário cada vez mais competitivo, a reputação das empresas se mostra como um dos principais diferenciais para sair na frente e conquistar clientes. Independentemente do porte do empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande, ter uma boa imagem é fundamental para construir confiança junto aos consumidores, parceiros e investidores. De acordo com a Serasa Experian, a reputação vai muito além do que se diz sobre um negócio, e envolve a percepção de sua conduta, integridade e capacidade de entregar valor.

Por isso, a instituição identificou 10 fatores que impactam a reputação das empresas e, consequentemente, seus resultados no mercado. O conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube, preparado para auxiliar pequenos e médios empreendedores brasileiros. Confira:

1. Endividamento

O endividamento impacta qualquer negócio, afinal, sabemos que o investimento financeiro é a base para a construção das empresas. Portanto, o caminho é sanar as dívidas para ter mais recursos para realizar os investimentos necessários e fazer a atividade acontecer. De acordo com o Serase Experien, atualmente há 6,2 milhões de empresas inadimplentas.

2. Fraude

Fraude é uma das formas que pode destruir imediatamente a boa imagem de uma empresa. Por isso é tão importante criar acessos que acabem com o risco de fraude dos negócios, garantindo que a empresa esteja 100% protegida.

A Serasa Experian frisa, também, de que segurança e privacidade de dados, tanto de titulares quanto do negócio são questões fundamentais para a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A legislação visa assegurar que as empresas coletem, armazenem e processem dados pessoais de forma transparente e responsável. Para cumprir com os requisitos da LGPD, é crucial implementar medidas robustas de segurança da informação.

3. Score CNPJ

O score é uma ferramenta para fechar boas parcerias de negócios e atrair investidores. Trata-se de uma pontuação que indica o quanto uma empresa é boa pagadora. Quando uma companhia possui um bom histórico de crédito e uma reputação sólida, ela é percebida como mais confiável e menos arriscada para as instituições financeiras e potenciais parceiros comerciais.

4. Quantidade de Consultas de Crédito

Outro fator importante é não ter muitas consultas no score, já que isso pode impactar a sua pontuação. Como dito no item acima, o score é fundamental para a sua boa reputação. Para isso, a ferramenta “Saúde do Seu Negócio” da Serasa Experian, envia notificações quando acontecem essas buscas para alertar os empreendedores.

5. Imagem dos Sócios

Uma empresa tem a cara dos seus sócios, isso é fato. E a imagem dos empreendedores envolvidos impacta diretamente na reputação de cada negócio. Por isso, é importante cuidar bem da vida financeira e separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Dessa forma, você garante que uma não interfira na outra e não prejudica os negócios.

6. Comunicação

Uma boa estratégia de conteúdo aliada a uma comunicação confiável e profissional são fatores primordiais para fazer com que a empresa se conecte com o mercado e com os seus potenciais clientes. Tenha canais sólidos e mostre tudo o que você está fazendo para garantir a boa saúde da sua empresa.

7. Transparência

A transparência é um dos pilares mais importantes na gestão de uma empresa. Mesmo que o trabalho esteja no início, ao mostrar como são feitos os processos internos, por exemplo, você permite que seus clientes e investidores estejam mais próximos do seu dia a dia.

8. Ética

A ética nos negócios é fundamental para garantir a sustentabilidade e o sucesso de uma empresa a longo prazo. Proporcionar diretrizes claras aos colaboradores e fornecedores, orientando-os a atuar dentro de padrões legais e éticos, é essencial para construir uma cultura de integridade em todos os níveis da organização. Essa postura fortalece a confiança dos clientes e parceiros, que se sentirão mais seguros ao fazer negócios com a empresa.

Além disso, ter documentação e registros de treinamentos relacionados à ética em casos extremos de crises imprevistas pode ser crucial para atenuar ou mesmo remediar a situação, mostrando que a empresa estava comprometida em agir corretamente, mesmo diante de adversidades.

Investir em cumprimento de leis, normas e regulamentos, abrangendo questões financeiras, trabalhistas e ambientais, é um reflexo do compromisso da empresa em agir de forma ética e responsável.

9. ESG

As práticas ESG já vêm sendo incorporadas por grandes empresas e os pequenos e médios negócios podem fazer o mesmo. A reputação também está associada à como sua empresa atua e se relaciona com os aspectos sociais, ambientais e de governança. É importante entender que o negócio possui responsabilidades que vão desde a sociedade até os funcionários, fornecedores e, claro, o meio ambiente.

Além disso, você não pode esquecer que a importância do ESG com a sustentabilidade transcende a mera adoção de práticas ambientalmente responsáveis. É uma abordagem que visa compreender profundamente toda a cadeia produtiva, com um olhar holístico e criterioso.

A análise minuciosa do processo produtivo, a origem da matéria-prima utilizada, o tratamento justo e sustentável dado às pessoas envolvidas, incluindo o regime de contratação, e a implementação de políticas de crédito que promovam a sustentabilidade, são fundamentais para garantir que a cadeia cumpra suas obrigações éticas e ambientais.

10. Digitalização

Um negócio precisa estar inserido na era digital. Esse é o caminho mais básico para automatizar processos. Utilizando o certificado digital da Serasa Experian, por exemplo, as empresas ganham em eficiência e começam o processo de digitalização.

 

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