Serasa Experian revela: encantar clientes é prioridade para o empresário
Curiosamente, melhorar a gestão de custos não foi a principal prioridade dos empresários brasileiros
Publicado em 22 de outubro de 2019 | 08:40 |Por: Everton Lima
Em tempos tão complicados para o cenário de negócios brasileiro, em que o baixo crescimento econômico ainda dita as regras de muitos setores, é natural que várias pessoas acreditem que reduzir os custos seja o principal objetivo dos empresários brasileiros, não é mesmo? Todavia, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Serasa Experian, os empreendedores estão mais preocupados com a experiência do consumidor.
O estudo ouviu mil profissionais de quatro países (Brasil, Estados Unidos, Austrália e Inglaterra) e descobriu que seis em cada dez empresários têm como principal meta aperfeiçoar a experiência do cliente. Aliás, no Brasil, esse indicador é ainda maior: 66%.
Assim, os brasileiros querem encantar clientes de todo o mundo, pois “crescer globalmente” aparece em segundo lugar na lista de objetivos desses empresários (65%). Com o mesmo percentual, está uma meta mais cautelosa: melhorar o gerenciamento de riscos.
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Serasa Experian: custos não são prioridade
Curiosamente, os empreendedores brasileiros colocaram as metas relacionadas à inovação no topo das prioridades, enquanto que outros objetivos, mais ligados às questões mais práticas ficaram para trás.
Dessa forma, apenas 46% dos participantes do estudo afirmaram que desenvolver talentos internos era uma meta do negócio. Ganhar eficiência de custo foi algo lembrado por 57% dos indivíduos.
Os empresários demonstraram que conhecem a importância de investir em ferramentas de gestão e análise de dados, mas 40% deles afirmaram que os custos são a principal barreira a ser vencida nesse aspecto. A nível global, os custos foram apontados como desafio por 29% das pessoas ouvidas.
Ainda assim, 64% dos empresários têm a intenção de integrar os dados dos processos internos por meio da tecnologia. Os empreendedores dos outros países consultados foram mais cautelosos nesse sentido, uma vez que apenas 45% dos empresários internacionais mencionaram essa intenção.
De cada 10 entrevistados no Brasil, nove afirmaram que consideram dados em suas estratégias de negócios. Em outro estudo publicado pela Serasa Experian (2017), 86% dos empresários nacionais já mencionavam essa intenção.