Varejo de móveis e eletro se rende à energia solar
A instalação de placas fotovoltaicas faz com que as oscilações tarifárias impactem menos no custo operacional das empresas
Publicado em 5 de agosto de 2020 | 07:31 |Por: Cleide de Paula
A instalação de um sistema fotovoltaico tem se mostrado vantajosa para o varejo. Depois de varejistas como a rede de farmácias Pague Menos, Lojas Renner e Assaí investirem na geração de energia própria e limpa, chegou a vez do varejo de móveis e eletro apostar nessa solução.
– Produção de móveis avança 28,5% de maio para junho
O varejista de móveis e eletro Magazine Luiza fechou acordo com a GreenYellow para o fornecimento de energia solar em 214 das suas mais de 1.100 lojas. O contrato, que funciona no modelo de aluguel, prevê a entrega de 9307,1 MWh por ano. O acordo foi firmado no primeiro trimestre deste ano, mas a expectativa é de que a energia seja entregue a partir de 2021. As 214 lojas da rede passarão, então, a funcionar 100% a base da energia sustentável. A rede Eletrosom também anunciou em julho que fechou parceria para operar todas as lojas localizadas em Minas Gerais usando energia solar.
Vantagens da energia solar para o varejo
De acordo com a Retec Jr. soluções em energia, uma das principais vantagens da adoção da energia solar é a redução de custos. Segundo a Retec Jr., como as fontes de energia no Brasil são, em sua grande maioria, hidroelétricas, em épocas de seca o valor do kWh se torna mais caro, pois implica em alterações nas bandeiras tarifárias e taxas extras que incidem nas contas de energia. Além disso, a empresa destaca como atrativos, o rápido retorno financeiro do investimento, os ganhos em valorização imobiliária, possibilidade de financiamento governamental e o marketing verde.
A energia solar é uma forma rentável de empresas gerarem a eletricidade de que necessitam para manufaturar, distribuir, armazenar, comercializar e outras aplicações. A energia solar no varejo é uma tendência de mercado consolidada mundialmente. Trata-se de um investimento seguro, rentável e com retorno garantido. Redes como Walmart e Amazon estão entre as que mais investem em energia solar atualmente.
Inscreva-se e curta os vídeos do nosso canal no YouTube