Via Varejo acelera inovação com aporte na plataforma Distrito
Investimento no maior hub independente de tecnologia e inovação brasileiro é o quarto movimento de associação da companhia em 2020 no setor, depois da aquisição da Asaplog, I9XP e banQi
Publicado em 11 de novembro de 2020 | 07:37 |Por: Cleide de Paula
A Via Varejo acelera inovação e se conecta ao maior ecossistema de inovação aberta do Brasil. É dessa forma, vista pela empresa como um salto estratégico, que a companhia anuncia hoje o investimento no Distrito, plataforma que tem como propósito ajudar empresas a se transformar. Com o seu ecossistema de inovação aberta, fundamentado em dados e inteligência artificial, o Distrito conecta startups, grandes empresas, investidores e acadêmicos para gerar novos modelos de negócios, mais colaborativos, eficientes e sustentáveis. O aporte fortalece um importante movimento para ambas as empresas.
– Tok&Stok protocola pedido de IPO
O anúncio do investimento marca mais um salto na jornada de transformação que a Via protagoniza desde o ano passado. “Não é um movimento óbvio. Olhamos lá na frente. Em vez de fazer uma simples aquisição, nos conectamos à maior rede de inovação do Brasil. Vai ser incrível para nós como companhia. Vamos poder viver e fomentar cada vez mais a cultura de mudança dentro e fora da Via, além de ter uma posição privilegiada no ecossistema de startups no Brasil. E, melhor ainda, vamos estimular o empreendedorismo, algo que será bom para todo o país”, afirma Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo.
Fundado em 2014, o Distrito possui mais de 300 startups conectadas à sua rede, por meio de um programa de desenvolvimento contínuo, que tem como intuito auxiliar estas jovens empresas em seus mais diversos estágios. Além de um time e de uma plataforma digital que permitem a conexão de qualquer startup a seu ecossistema, independentemente de sua localização, o Distrito mantém hoje quatro hubs físicos – três em São Paulo e um em Curitiba.
Para Gustavo Araujo, fundador do Distrito, a associação é um movimento único no país. “A Via traz um mundo de conexões e possibilidades, um universo enorme que chega para gerar valor às startups. Os empreendedores precisam de um player como a Via Varejo para validar seus produtos e tecnologias. Com a escala que a Via pode dar a esses empreendedores, não me surpreenderia se gerássemos alguns unicórnios em conjunto no longo prazo”, diz.
“É uma maneira muito inteligente, diferente, de investir em inovação. Distrito e Via, de maneira descentralizada, aberta, vão se conectar com milhares de empreendedores. Com a potência da Via, o sistema Distrito fica mais forte, sendo preservada a sua independência. O investimento, por sua vez, proporcionará uma aceleração maior em tecnologia, inteligência e estrutura”, complementa Gustavo Gierun, também fundador do Distrito.
No último ano, a Via Varejo realizou o maior turnaround do varejo brasileiro, com consistência e sustentabilidade. Após digitalizar-se, multiplicar a eficiência de suas operações e ter o foco dirigido à experiência do cliente, a companhia busca agora ir além do varejo tendo como prioridade clientes e colaboradores. Com a integração das plataformas internas de vendas, os vendedores vêm rompendo a fronteira da loja física com oferta de produtos do online, incluindo marketplace. O investimento no Distrito é um passo importante para consolidar a empresa como um sistema baseado em tecnologia, empreendedorismo e inovação.
A Via Varejo
A Via Varejo é a via de compras de todos os brasileiros, onde, quando e como eles quiserem. É líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil e há décadas está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Pontofrio, além das vendas online do Extra.com.br, da fábrica de móveis Bartira, Asaplog e banQi. Com cerca de 41 mil colaboradores, a companhia possui capital aberto na B3 desde 2013 e está presente em mais de 400 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com a maior e mais digital rede logística do Brasil, conectando cerca de 1 mil lojas físicas, 26 centros de distribuição e hubs de entregas com 85 milhões de clientes e oferecendo a esses clientes produtos, créditos, serviços e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia
Sobre o Distrito
Fundado em 2014, o Distrito possui um modelo de negócio ímpar, que conecta os mais diversos agentes do ecossistema de inovação do País, ajudando as empresas a se transformarem. Atualmente, a empresa executa projetos de inovação aberta junto a 65 grandes corporações e mais de 300 startups que estão conectadas à sua plataforma, além de 11 Laboratórios Corporativos de inovação dedicados em operação conjunta. O Distrito mapeia também mais de 13 mil startups no Brasil, gerando insights e inteligência de mercado, tendo publicado mais de 50 estudos setoriais. Em 2020, o Distrito foi eleito como o melhor hub de inovação do Brasil pela Startup Awards, premiação da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).