Movelpar 2019 abre as portas confiante na retomada do setor moveleiro

Lideranças do setor presentes na abertura sediada em Arapongas (PR) falam sobre o clima de otimismo e a importância do mercado internacional

Publicado em 18 de março de 2019 | 15:34 |Por: Cleide de Paula

A Movelpar 2019 abriu as portas nesta segunda-feira (18) e segue até quinta-feira (21) no polo moveleiro de Arapongas (PR). A organização da primeira grande feira do setor no ano tem a perspectiva de registrar um fluxo de aproximadamente 35 mil pessoas nesta 12ª edição – público que deve movimentar os estandes das mais de 200 marcas expositoras alocadas no Expoara Centro de Eventos.

A cerimônia de abertura da feira contou com a presença de lideranças do setor e autoridades políticas municipais que enfatizaram a relevância das empresas araponguenses para a indústria moveleira nacional. O início das atividades foi embalado pelo som da Orquestra Arte e Vida, que executou os hinos nacional e municipal e preencheu de música a solenidade inaugural, assinalando assim o clima otimismo da comissão organizadora para esta edição.

Confira quais serão os principais eventos da feira

A empresária e presidente do Expoara, Rosana Belo, acredita que a Movelpar 2019 será um “divisor de águas” para as empresas que atuam no ramo moveleiro, além de indicar os caminhos para a saída da crise econômica que abalou a indústria como um todo nos últimos anos.

“A 12ª edição da Movelpar conseguiu comercializar a mesma quantidade de espaço da edição anterior, em 2017, e isto é um êxito muito grande. Neste meio tempo algumas empresas deixaram de participar, outras não existem mais. Em contrapartida, estamos começando um novo momento, uma nova política e um novo governo, e isso trouxe entusiasmo para todos. O Brasil tem uma demanda reprimida pela incerteza e insegurança quanto aos rumos do país. As pessoas deixaram de consumir sim, mas não deixaram de constituir família, abrir escritórios, e isto continua movimentando nosso mercado”, afirmou.

Confira a galeria de fotos do evento

Movelpar 2019 aponta para recuperação econômica

Para Associação Brasileira das Indústria do Mobiliário (Abimóvel), a retomada do setor moveleiro, embora dificilmente seja expressiva em 2019, será gradual. A presidente da entidade, Maristela Longhi, espera por um ciclo econômico mais estável para assegurar o crescimento da movelaria nacional e afirma que feiras como a Movelpar 2019 indicam a força do empresariado em momentos de retomada.

“Toda feira é importante, sobretudo neste momento de recuperação, quando devemos mostrar a força das indústrias e a evolução dos produtos. A boa notícia é que em 2018 a indústria moveleira voltou a fazer investimentos e hoje temos empresas com potencial e tecnologia para atender a mercados cada vez mais exigentes. As feiras são demonstrativas disso”, disse Maristela.

A presidente da Abimóvel também ressaltou a importância das feiras moveleiras no fomento do comércio exterior: “Nosso projeto em conjunto com Brazilian Furniture e Apex Brasil contribuiu neste momento trazendo 30 importadores de 11 países. A exportação do Brasil é incipiente, apenas de 4%, então temos um grande mercado em potencial pela frente”.

E a exportação de móveis também é um horizonte de atuação para indústrias de móveis de Arapongas, considerada um dos maiores polos moveleiros do país e a principal do Paraná, estado este que se situa na terceira colocação entre os principais exportadores de móveis do Brasil, atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“As empresas que exportam têm melhorado sua competência no comércio internacional por meio da inteligência de mercado. A vocação do nosso, de fato, sempre foi abastecer o mercado nacional. Mas é evidente que exportação não pode estar fora da nossa rota de crescimento e planejamento. A gente vê muitas possibilidades com o sucesso de algumas indústrias que já exportam. Sem dúvida muitas companhias irão partir para este caminho”, disse o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima) e vice-presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646