Vantagens de uso das ferramentas pneumáticas

Se destacam pela resistência para trabalhos pesados além de oferecem mais conforto e leveza ao usuário

Publicado em 1 de julho de 2019 | 16:05 |Por: Larissa Bartoski de Sena

As ferramentas pneumáticas são ideais para diversas indústrias, tais como automotiva, moveleira, naval, eólica, civil e metalúrgica. Entretanto, também são usadas em oficinas mecânicas, marcenarias e funilarias. Se uso é cada vez mais comum, visto que as vantagens são muitas. Não apenas em resultados mais satisfatórios em relação a performance, qualidade do acabamento do produto e durabilidade do equipamento, como também por serem mais seguras.

As ferramentas pneumáticas se destacam ainda, pela sua resistência para os trabalhos pesados e de uso contínuo em períodos longos. Elas fornecem mais leveza e conforto para o usuário, além da praticidade no dia a dia. No mercado existem vários modelos que suprem a necessidade da indústria, em território brasileiro, por exemplo a Dynabrade.

Trilhos invisíveis da Soprano dispensa uso de puxadores

“As ferramentas são de uso simples e eficiente, sendo capazes de atender a qualquer segmento de mercado, desde pequenas empresas até grandes organizações que produzam alta tecnologia, como, fabricantes e montadoras de carros, aviões e energia eólica”, explica o vice-presidente da Grossl, Sergio Jankowski. A empresa é importadora e distribuidora oficial das ferramentas e peças de reposição em solo brasileiro.

Jankowski ainda ressalta que com as diversas opções disponíveis no mercado, as empresas estão tomando mais cuidado em relação a escolha de fabricantes e marcas de equipamentos para as atividades da organização. “A tecnologia evolui constantemente. Portanto, as empresas precisam estar atentas a isso buscando sempre por produtos e soluções que gerem benefícios ao negócio”, finaliza.

Confira algumas razões para utilizar as ferramentas pneumáticas:

Segurança para o operador

Por serem menores e mais leves, são mais fáceis de manusear. Com menor nível de ruídos, reduzem os riscos à saúde, além de evitar acidentes elétricos, incêndios e explosões. Garantem também a proteção contra sobrecarga e lesões por movimentos repetitivos, por exemplo.

Redução de custos operacionais

O equipamento pneumático possui uma durabilidade maior em comparação às ferramentas convencionais. As pneumáticas também são mais robustas e garantem mais agilidade em serviços pesados, aumentando o ritmo de trabalho do operador, apresentando menos falhas e retrabalhos.

Fácil manutenção e manuseio

As ferramentas pneumáticas são de fácil manuseio para os operadores e não precisam de grandes modificações internas para a implementação. E, como utilizam o ar como combustível, não necessitam de cuidados especiais e grandes manutenções.

Alta resistência

Poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos e outros tipos de variáveis não prejudicam o rendimento e nem o tempo de vida útil das ferramentas. As pneumáticas ainda podem ser utilizadas com água, em diferentes aplicações industriais.

Velocidade de acordo com a necessidade

As ferramentas pneumáticas podem ser ajustadas de acordo com a necessidade do operador, ou seja, as ferramentas trabalham em baixas ou altas rotações, sem aumentar seu peso e no impacto do operador. Nas ferramentas elétricas, por exemplo, isso não pode ser ajustado, é automático.

Ganho de produtividade

As ferramentas pneumáticas são portáteis, diante disso, não ficam limitadas em relação ao deslocamento, aumentando as oportunidades externas. Além disso, tem capacidade de funcionar em períodos longos, sem que isso cause desgaste ou danos. Este tipo de ferramenta também funciona em baixas ou altas temperaturas, sem aumentar o peso da ferramenta ou prejuízo ao seu nível operacional.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646