Desempenho da indústria nacional é negativo em julho

Indústria paranaense se destacou em comparação a outros a estados

Publicado em 12 de setembro de 2019 | 11:42 |Por: Portal eMóbile

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados sobre o desempenho da indústria brasileira. O IBGE analisou a performance da indústria em 15 regiões diferentes, realizando um ajuste sazonal.

O resultado mostra que em oito regiões houve uma retração nos resultados da indústria no mês de julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O estado do Espírito Santo teve o pior resultado: -14,2% quando comparamos julho de 2019 com julho de 2018. Em segundo lugar, aparece o estado de Pernambuco (-10,2%), seguido pela Bahia (-5,6%), Mato Grosso (-3,2%) e São Paulo (-2,7%). O resultado da soma dos outros estados nordestinos também foi negativo: -7,9%.

Desempenho da indústria sulista é positivo

Entre os estados da região sul, os resultados foram positivos durante o período analisado. A indústria paranaense cresceu 4,8%. A catarinense demonstrou um crescimento mais tímido: 1,4%, algo próximo da indústria gaúcha que cresceu 1,8%.

– Produção industrial varia -0,6% no mês de junho

– Pesquisa de mercado: como a internet pode ajudá-lo a entender o seu cliente?

No entanto, quando comparamos julho de 2019 com o mês anterior, apenas o estado do Paraná apresenta números positivos, uma vez que cresceu 2% de um mês para outro. Os números catarinenses mostram uma queda de 0,3%, um resultado melhor do que os -2,4% experimentados pela indústria gaúcha.

A região brasileira que teve a maior piora desse indicador foi o Amazonas: -6,2%. O Rio de Janeiro teve o maior crescimento industrial entre os meses de junho e julho de 2019. A indústria fluminense avançou 6,8% nesse período, seguida pelo estado do Mato Grosso: 5,5%.

Acumulado nacional é negativo

Apesar da disparidade dos resultados regionais, o resultado nacional ainda não é dos melhores. Nos últimos doze meses, a indústria brasileira encolheu 1,3%. Julho de 2019 registrou uma queda de -2,5% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Nos seis primeiros meses deste ano, a retração foi de -1,7%. Trata-se do terceiro mês consecutivo que esse setor da economia apresenta resultados negativos.

Gráfico do IBGE mostra resultados dos últimos 12 meses da indústria brasileira

Resultado dos últimos doze meses da indústria brasileira

Você pode receber as principais notícias relacionadas à economia em seu e-mail, gratuitamente. Basta assinar nossa newsletter no canto superior direito desta tela.

(com informações da Agência IBGE)

Receba nossa Newsletter
Matérias Relacionadas