Abicol divulga cartilha com recomendações para fábricas

Cartilha pode ser baixada gratuitamente

Publicado em 17 de abril de 2020 | 11:16 |Por: Everton Lima

A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) divulgou um material informativo com recomendações para que as empresas do setor possam evitar o contágio de COVID-19 nas fábricas.

Apesar do material ter sido divulgado pela Abicol, as dicas são válidas para empresas de todos os setores, uma vez que são baseadas em recomendações de especialistas.

O texto informa quais são as novas posturas que devem ser adotadas em diferentes espaços da fábrica, como no vestiário. “Deve-se reduzir o número de pessoal que adentrem a esses recintos, evitando aglomeração de funcionários, com permanência curta, voltada a banho, troca de roupa ou realização de necessidades fisiológicas. Estará proibida a utilização desses locais para outras práticas, como alimentação ou repouso. Ajustes em horários deverão ocorrer nos vários turnos, garantindo que os funcionários não circulem ao mesmo tempo por essas áreas. Caso a capacidade máxima de segurança (número a ser definido) seja atingida, os demais funcionários deverão aguardar, posicionados em fila em área externa, bem ventilada, com espaçamento de 1,5 a 2,0 metros entre cada pessoa, evitando falarem ao celular ou entre si”, explica.

– Coronavírus: Federmobili explica situação do mercado italiano de móveis

Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Muitos profissionais trabalham com máscaras e esses equipamentos, por terem contato direto com a saliva, podem se transmitir o COVID-19 de funcionários assintomáticos para os seus colegas. Por isso, a Abicol recomenda o descarte imediato de máscaras, após o uso.

“As máscaras e EPIs devem ser descartados em sacos plásticos e após seu fechamento adequado, devem receber banho de álcool gel, evitando a permanência de vírus na superfície externa. Cada setor deverá ter disponibilizado lixo de descarte contendo referência de lixo infectante. Frente a quantidade de material, a prefeitura deverá ser contatada para coleta adequada dos materiais”, diz o informe.

Você pode baixar a cartilha da Abicol gratuitamente e lê-la em seu celular ou computador — além de imprimi-la e distribuí-la aos seus funcionários.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas