Heimtextil 2023 apresenta tendências de olho na economia circular

Feira de tecidos realizada em Frankfurt, na Alemanha, Heimtextil 2023 apresentou soluções em tecidos para decoração e foco na sustentabilidade

Publicado em 2 de fevereiro de 2023 | 18:39 |Por: Thiago Rodrigo

Uma das primeiras feiras de todos os anos que interessa ao setor moveleiro ocorre na Alemanha. A Heimtextil é um dos principais eventos da indústria têxtil para a decoração. Depois de dois anos sem ser realizada, a edição 2023 ocorreu entre 10 e 13 de janeiro, em Frankfurt, apresentando as tendências mundiais do segmento e de olho na transformação sustentável.

Leia na Fornecedores 324 reportagem sobre a feira com mais informações

Foram 44 mil visitantes que conferiram novidades de 2,3 mil expositores de 129 países. Os dez principais expositores foram China, Índia, Turquia, Paquistão, Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, França e Grã-Bretanha. Enquanto os principais países visitantes incluíram Alemanha, Itália, Turquia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Holanda, Espanha, Paquistão, Índia e Grécia.

Messe Frankfurt GmbH

Heimtextil 2023

Heimtextil 2023

Heimtextil 2023

A Heimtextil Trends 2023 teve como lema “Textiles Matter”, com quatro formas de economia circular que dão ao mercado impulsos para o desenvolvimento sustentável Igualmente, visam a reutilização dos materiais e a redução do impacto ambiental. São eles: Make and Remake, Continuous, From Earth e Nature Engineered.

Make and Remake

Fazer e refazer: materiais pré-usados, estoque morto e tecidos remanescentes recebem uma nova vida com o foco mudando para a estética do reparo e assumindo a forma de um elemento de design específico do produto reciclado. Cores vivas e alegres e técnicas como overprinting, overdyeing, bricolagem, colagem e patchwork, resultam em produtos novos e criativos. Padrões de cores e gráficos em camadas levam a designs arrojados e maximalistas, mas conscientes.

Continuous

Contínuo: descreve sistemas de circuito fechado nos quais os materiais são reciclados continuamente em novos produtos e sem desperdício. Supostos materiais residuais são separados e reprocessados como novas fibras, compósitos e têxteis. Assim, os fios sintéticos e de celulose podem ser produzidos com desperdício zero. Graças a processos de recuperação tecnicamente avançados, os materiais mantêm sua qualidade e estética originais. Praticidade, essencialismo e longevidade determinam o design dos produtos “Contínuos”.

From Earth

Da terra: este tema enfoca o mundo natural e a harmonia com a natureza dos materiais orgânicos. As cores naturais comunicam calor e suavidade. Texturas imperfeitas, sinais de desgaste e irregularidades criam uma estética ecológica e natural. Tons terrosos e botânicos, variação natural e riqueza tátil dominam o segmento From Earth. Superfícies não refinadas e cruas, tecidos não branqueados e corantes naturais celebram os materiais em seus estados originais.

Nature Engineered

Engenharia natural: uma reinterpretação do conceito de “natural”: usa meios mecânicos para elevar e aperfeiçoar materiais orgânicos, como fibras liberianas, cânhamo, linho e urtigas. Técnicas de ponta transformam tecidos naturais em produtos sofisticados e inteligentes. Combinado com tons de bege e marrom, linhas e formas limpas são os diferenciais desse tema.

Em sua palestra, Caroline Till, membro do Heimtextil Trend Council, mostrou como a base para a economia circular é lançada durante o desenvolvimento do produto. Isso, disse ela, requer decisões conscientes no início do processo de design e olhar para o desperdício como um recurso.

“Entender todo o ciclo de vida têxtil. Pensar na próxima vida no início do processo de design. Movendo-se para uma economia circular: entender de onde vêm os materiais, como são processados e onde acabam tem um grande impacto no meio ambiente. Por meio da Textiles Matter, compradores e fabricantes entendem a economia circular e encontram seu próprio caminho para a circularidade”, disse.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas