Americanas despenca entre os principais marketplaces por queda no faturamento
Crise nas Americanas faz com que empresa enfrente grande queda no faturamento e perca espaço entre os principais marketplaces
Publicado em 8 de maio de 2023 | 08:33 |Por: Deborah Natalie
A crise das Americanas, que em janeiro revelou rombo de pelo menos R$20 bilhões em sua contabilidade, atingiu em cheio uma de suas maiores especialidades nos últimos tempos: a de marketplace.
Um estudo realizado pela startup Magis5, um hub automatizador e integrador de marketplaces, mostra que o grupo despencou na lista dos principais do setor.
Confirmando a queda, em 22 de março vieram à tona dados sobre a drástica redução do faturamento dos canais on-line das Americanas.
Em novembro, pico do resultado em 2022, as vendas somaram R$1,4 bilhão. Em fevereiro deste ano, já com a crise estabelecida, o montante caiu para R$180 milhões.
Ou seja, uma redução de 7,7 vezes. Os dados são da própria empresa, e estão em relatório enviado à 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, conforme noticiado pela imprensa.
Crise na Americanas: um verdadeiro desafio
De acordo com o levantamento da Magis5, dados internos de seu hub coletados um mês após o anúncio da crise apontam que houve uma redução de 35,27% na média de pedidos diários e de 30,79% em relação ao GMV (Gross Merchandise Value, o volume bruto de mercadorias, em tradução livre).
Quando analisada em comparação, nos últimos dois trimestres de 2022 essa redução é ainda maior: com -47,35% na média de pedidos diários e de -39,56% do GMV diário.
Além de dados dos pedidos, os vendedores ativos na plataforma igualmente tiveram alteração em relação ao período de anúncio da crise até o início do mês de março, com uma redução de 5,1% de sellers ativos.
Tais dados apontam a possibilidade de os compradores estarem mais receosos com a compra no marketplace ou mesmo para a redução de ações feitas pela Americanas para atrair mais consumidores.
O que faz com que, consequentemente, outros marketplaces, como Magalu, aumentem sua participação no mercado, ou mesmo o AliExpress, que vem sendo apontado como o sexto maior marketplace em termos de acessos mensais pelos relatórios da Conversion, já próximo de alcançar a Americanas.
Segundo o CEO da Magis5, Claudio Dias, para os vendedores de marketplace, a crise nas Americanas representa, de fato, um desafio.
Afinal, trata-se de uma marca que conseguiu se consolidar no mercado, atraindo parceiros (e clientes).
Apesar dos resultados em intenso declive, e da imagem desgastada, a crise não significa fim de oportunidades, ressalta o especialista.
Sinal de alerta ligado
É claro que é preciso ficar alerta perante os acontecimentos.
Porém a Americanas é uma marca consolidada no mercado e esperamos que essa crise possa ser contornada justamente por conta dos vendedores, colaboradores e parceiros que tiram sua renda a partir do marketplace.
Contudo, é importante ressaltar o quão importante, para sellers, é estar presente em multicanais de vendas on-line para ter mais contatos com seus compradores em diferentes plataformas e não serem duramente afetados.