Entenda as mudanças na geografia do consumo

Especialista aponta as cinco principais mudanças na geografia do consumo e seus impactos no varejo. Veja como se manter atualizado

Publicado em 21 de julho de 2023 | 12:12 |Por: Júlia Magalhães

Com o avanço da tecnologia e das formas de comunicação, impulsionado pelas mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores, a geografia do consumo está passando por transformações e traz um impacto significativo para o setor de varejo.

Um estudo realizado pela MARCO, mostra que 98% dos consumidores brasileiros passaram a comprar mais no e-commerce depois da pandemia. “Essa pesquisa mostra o quanto as mudanças na geografia do consumo estão remodelando o setor e impulsionando ainda mais o crescimento do comércio eletrônico. É importante que os varejistas entendam essas tendências e apostem nas soluções que a tecnologia tem a oferecer nesse cenário”, frisa Ciro Rocha, CEO da Enredo, empresa de inovação especializada na transformação de negócios.

O especialista explica também que o setor varejista precisa se manter atualizado. Confira as cinco principais mudanças apontadas pelo profissional, os impactos que elas trazem no setor do varejo e como manter-se em alta.

1. Crescimento do e-commerce

O e-commerce fez com que as barreiras geográficas do varejo fossem reduzidas, permitindo o alcance muitas vezes mundial da marca, sem a necessidade de uma presença física. Nesse sentido, os marketplaces e lojas on-line se tornaram muito populares exigindo, repentinamente, que os varejistas se adaptassem a essas mudanças desenvolvendo estratégias eficazes.

2. Experiência omnichannel

Adotar a abordagem omnichannel em suas jornadas de compra, combinando canais on-line e off-line para uma experiência de compra integrada é essencial. Os varejistas precisam fornecer uma experiência consistente em todos os pontos de contato, sejam eles físicos ou on-line, para atender as necessidades e expectativas de seus consumidores. Essa etapa requer uma integração eficaz entre lojas físicas, sites, aplicativos e outros canais de venda, bem como uma boa estratégia de marketing.

3. Personalizar e segmentar o mercado

Com a análise e coleta de dados, que chegaram junto com a tecnologia, os varejistas podem entender melhor as preferências e necessidades individuais dos consumidores em diferentes regiões. Essa análise personalizada, permite a criação de estratégias de marketing mais direcionadas ao público-alvo, ajudando os varejistas a adaptar seus produtos, preços e mensagens de acordo com os comportamentos de cada região. Desta forma, melhoram a experiência do cliente e impulsionam as vendas.

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4. Lojas físicas

Mesmo com o enorme avanço do comércio eletrônico, as lojas físicas ainda desempenham um papel importante no setor varejista. É importante compreender a forma como as lojas são projetadas e operadas. Priorizar estratégias inovadoras, criando espaços de experimentação, conceitos de lojas pop-up, além de integrar a tecnologia para trazer o cliente até a loja física, pode ser um grande diferencial.

5. Mercados internacionais

Com o aumento do e-commerce, chega também o mercado internacional. Com o crescimento do comércio global e a maior acessibilidade por meio da internet, as empresas têm a oportunidade de alcançar clientes de diferentes cidades, estados e até mesmo países.

 

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