Unique Wood Tiles com novidades no mercado
Unique Wood Tiles lança novidades em revestimentos de paredes com destino ao mercado estadunidense; empresa anuncia loja vendendo no Brasil
Publicado em 29 de novembro de 2024 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo
A Unique Wood Tiles tem sua origem na observação de uma lacuna no mercado norte-americano, através de diversas reuniões na ApexBrasil em Miami (Estados Unidos) em 2020. “Identificamos a oportunidade a partir de pesquisa dos dados de consumo da indústria moveleira dos Estados Unidos”, diz Fabiano Quintal, CEO da marca.
Nesta época, a empresa apostou moderadamente em um produto já conhecido pelo mercado consumidor de design de interiores, o painel de madeira ripado. “Logo no primeiro ano vimos resultados animadores, porém com algumas dificuldades para instalação, dificuldade que solucionamos. Então precisávamos de um produto de fácil instalação com apelo estético inovador e que em sua finalização tivesse a identidade do cliente”, explica ele.
O produto patenteado por Fabiano Quintal com a parceria de Tatiana Quintal, aposta na inovação e na capacidade de levar para os consumidores do norte-americano design, elegância, diversão e brincadeira em família no momento da instalação. Trata-se do Wood Tiles.
Unique Wood Tiles
Para o produto são utilizadas duas matérias-primas principais, MDF com aplicação de lâmina natural de madeira e um material plástico impermeável reciclado. Atualmente, o Unique Wood Tiles possui aproximadamente 16 modelos em coleção, em diversas tonalidades de madeiras brasileiras, além de materiais como lacas, couros e metais diversos.
“Tatiana Quintal que já era responsável por toda criação das linhas ripadas, aproveitou a expertise de mais de seis anos criando forrações práticas para o consumidor norte-americano, que ama fazer suas próprias instalações, e se dedicou ao desafio de criar coleções de azulejos”, assinala Fabiano Quintal.
Inspirados no case de sucesso Lego, o desenvolvimento do produto veio da ideia de criar infinitas possibilidades, proporcionando um ar único como o nome, em que cada consumidor assina sua obra de arte e dá autenticidade à sua instalação final.
“Iniciamos a prototipagem em 2020 e trabalhamos incansavelmente para eliminarmos as dificuldades de instalação, potencializarmos a capacidade de produção e o apelo estético, já que se trata de um produto híbrido, onde parte a máquina e parte às mãos habilidosas de nosso time executam”, diz o CEO.
Internacionalização da Unique Wood Tiles
O produto é utilizado principalmente no revestimento de paredes de casas dos Estados Unidos. Dados da Apex Brasil apresentam o aumento significativo do consumo americano com produtos de forração, sejam para novas aquisições ou reformas residenciais.
“A pandemia foi um dos fatores influentes para esse aumento, em um momento no qual as pessoas passaram mais tempo em suas casas e notaram a necessidade de investirem em um ambiente mais confortável. Com o objetivo de alcançar o mercado norte-americano precisávamos ganhar escala, para proporcionar a todo amante de design a aquisição independente de seu poder econômico, seja na linha básica ou premium”, declara Fabiano – leia mais sobre a marca.
A Unique Wood Tiles conta com quatro parceiros comerciais, sendo dois em Miami, um em Orlando (Signature Walls Wallpaper) e um em Nova Iorque. Em um curto espaço de tempo, 45 pontos já foram mapeados em solo estadunidense em diversos estados. “Esperamos em 2028 estarmos em todo grande centro consumidor, gerando menor custo e maior experiência presencial para os nossos consumidores”, afirma Fabiano.
Em um segundo momento, a empresa prevê a comercialização no Brasil, mas esse movimento foi antecipado pelo interesse do Eduardo Sarno, proprietário da Futura Superfícies, em representar a marca em território nacional. “Viabilizando uma parceria comercial com a Ekko Revestimentos, empresa carioca líder do mercado de revestimentos com quatro lojas, hoje no Rio de Janeiro temos na Ekko a única loja a comercializar nossos produtos. Mas temos movimentos para em pouco tempo estarmos em todos os grandes centros do País”, declara o empresário.