Movelpar 2019 tem negócios e visitação com expectativas superadas
Feira recebeu lojistas de 26 Estados e Distrito Federal, além de importadores de 20 países – próxima edição, em 2021, será antecipada para o mês de janeiro
Publicado em 22 de março de 2019 | 10:01 |Por: Cleide de Paula
A Movelpar 2019 – Feira de Móveis do Paraná, que se encerrou nesta quinta-feira (21) no Expoara Centro de Eventos, está sendo considerada uma edição especial para a realização de negócios. Em quatro dias, a feira deve superar as expectativas de venda de R$ 500 milhões, de acordo com projeções dos 120 fabricantes de móveis que exibiram lançamentos e novidades com cerca de 200 marcas focadas no para o varejo de móveis.
A visitação qualificada foi outro ponto alto do evento que recebeu lojistas das grandes redes de varejo do Brasil e de médias e pequenas empresas do setor de 26 Estados e Distrito Federal, ampliando e diversificando as opções de vendas das indústrias expositoras para todo o País. Do mercado externo, a Movelpar recebeu importadores e visitantes de 20 países como Argentina, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Escócia, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Índia, Libéria, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Trindade e Tobago, e Uruguai.
Além das vendas realizadas pelos expositores, a Movelpar fomentou negócios nas rodadas dos projetos Comprador Nacional e Comprador Internacional. Segundo o Sebrae-PR, a expectativa dos compradores participantes das rodadas nacionais é de que o volume de negócios alcance, aproximadamente, R$ 2,1 milhões.
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Para o mercado internacional foram realizadas 600 rodadas de negócios com a participação de 60 indústrias brasileiras e 30 importadores das Américas do Norte, Central e do Sul, e do Oriente Médio. A Abimóvel, realizadora do projeto, ainda não divulgou a expectativa de negócios que serão gerados com o mercado externo.
Participante da Movelpar há várias edições, o diretor presidente da Gazin, Mário Gazin, fundada há 53 anos em Douradina (PR), disse que vendeu na feira um volume de R$ 52 milhões.
“Temos 275 lojas e vamos abrir mais 20 neste ano, estando presente em vários estados do país e exportando para alguns países da América do Sul e Central. Esta edição da Movelpar foi muito boa e trouxe excelentes resultados”, destacou.
O gerente de marketing da Itatiaia, Wellington Bernardes, com indústrias em Minas Gerais e Espírito Santo e 55 anos de fundação, disse que participar da Movelpar é estar em uma feira conceito e ter a oportunidade de apresentar produtos e lançamentos para grande parte dos lojistas do País.
“A feira também se destacou pela vinda dos visitantes internacionais. Nossa equipe de exportação foi demandada o tempo todo e tivemos muitas oportunidades de mostrar, sentir e nos relacionarmos com o mercado comprador”, afirmou.
Para o diretor presidente da Colibri, de Arapongas, há 28 aos no mercado, José Lopes Aquino, o destaque ficou para as visitas que ele aponta como de qualidade.
“Foram compradores realmente interessados e potenciais. Tivemos a chance de reaproximarmos de clientes já atendidos e a oportunidade de retomar as vendas para estes mercados. A participação nas rodadas de negócios internacionais também possibilitaram bons momentos para estreitarmos relacionamento e alcançarmos novos espaços comerciais”, sublinhou.
Os resultados além das expectativas também foram apontados pelo diretor presidente da Santos Andirá, Tim Santos, empresa de Andirá e com 57 anos de mercado.
“Os visitantes vieram para a Movelpar 2019 com a intenção de comprar e renovar os produtos nos pontos de venda. As nossas metas para o mercado interno foram superadas e para o mercado externo deverão ser atingidas. A feira é estratégica para a formação da opinião do setor sobre a qualificação da indústria e para a realização direta de negócios”, destacou.
A próxima edição da Movelpar, que acontece em 2021, será realizada no mês de janeiro, de 25 a 28. “Alteramos o mês, que tradicionalmente era março, para anteciparmos a exposição dos lançamentos da indústria no início do ano. Desta forma, alcançaremos mais velocidade na realização da feira que já é reconhecida como estratégica e de negócios, antecipando a chegada dos produtos ao varejo”, afirmou Rosana Belo, diretora presidente do Expoara Centro de Eventos, organizador da Movelpar 2019.