Xylexpo será realizada entre 12 e 15 de outubro de 2022

Junto com a feira de robótica, automação e tecnologias digitais 33.BI-MU, Xylexpo foi apresentada ao mercado moveleiro ontem em coletiva de imprensa

Publicado em 11 de outubro de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Digitalização e sustentabilidade irão caracterizar a próxima edição do 33.BI-MU e da Xylexpo, eventos organizados pela UCIMU Sistemi per Produrre, associação de fabricantes italianos de máquinas-ferramenta, robôs e automação, e pela Acimall, a associação de fabricantes de máquinas para madeira. O evento conjunto será realizado de 12 a 15 de outubro de 2022 no centro de exposições Fieramilano em Rho, em Milão na Itália.

Os conteúdos dos eventos dedicados às tecnologias de manufatura foram apresentados na última quinta-feira (07/10) em Milão, a operadores da indústria e jornalistas, no âmbito de um encontro que teve lugar durante a EMO, a feira mundial dedicada ao negócio da metalmecânica.

Os dois eventos – 33.BI-MU (mostra bienal de máquinas-ferramenta, robótica e automação, manufatura aditiva, tecnologias digitais e auxiliares) e Xylexpo (mostra bienal de tecnologias de processamento de madeira e componentes para a indústria moveleira) – abrangerão oito pavilhões na zona oeste do complexo de feiras em Rho. Os pavilhões 9, 11, 13 e 15 serão atribuídos ao BI-UM, enquanto os corredores 14, 18, 22 e 24 para a Xylexpo.

Supersalone encerra com 60 mil visitantes

De acordo com a tendência de arrefecimento da pandemia e considerando o contexto econômico altamente favorável, como mostrado por todos os principais índices macroeconômicos, é razoável esperar que Xylexpo e 33.BI-MU marcarão o completo “retorno ao normal”, após as medidas necessárias que têm levado ao cancelamento de muitos eventos com forte impacto no calendário de feiras.

A organização aponta que os dois eventos são distintos e complementares, se fundindo em um único grande espaço no qual operadores de todo o mundo encontrarão tecnologias, equipamentos, serviços e ideias para produzir de forma cada vez mais sustentável e eficiente, segundo o princípios da “Indústria 4.0”.

Xylexpo e 33.BI-MU

As estrelas dos eventos serão as tecnologias mais avançadas que mostrarão a evolução dos sistemas de produção, a sua integração progressiva, o envolvimento constante de materiais diferentes e complementares, incluindo ligas leves, compósitos e alumínio.

Serão quatro dias de feira que vão atrair a Milão técnicos, empresários, formadores de opinião e operadores de todo o mundo, principalmente daqueles países onde a procura de soluções “4.0”. Soluções automáticas, flexíveis, eficazes que possibilitam uma gestão eficaz de energia e recursos graças a sistemas digitais cada vez mais “amigáveis”.

Xylexpo

Xylexpo

Barbara Colombo, Luigi De Vito, Alfredo Mariotti e Dario Corbetta

Barbara Colombo, presidente da UCIMU, Sistemi Per Produrre comentou que, nas últimas semanas, atualizou as previsões para 2021 para a indústria. “Os dados processados pelo Centro Studi & Cultura di Impresa da UCIMU Sistemi Per Produrre nos informam que estamos navegando em o dobro da velocidade estimada há apenas alguns meses. E os dados do terceiro trimestre de 2021, recém processados, indicam um aumento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado, confirmando que a tendência positiva continuará ao longo de 2022. Os incentivos do governo estão apoiando demanda doméstica e continuará fazendo no próximo ano para o benefício de 33.BI-UM”, disse.

Ligna digital conectou indústria madeireira e moveleira

“As tecnologias para a indústria madeireira e moveleira estão passando por um período extremamente positivo”, comentou Luigi De Vito, presidente da Acimall. “Se os números relativos à primeira parte do ano se confirmarem nos próximos meses, é razoável acreditar que em 2022 o mundo das tecnologias italianas para móveis de madeira registrará um crescimento de produção de dois dígitos, aproximando-se do limiar de 3 bilhões de euros, dois dos quais de exportação”, afirmou.

Segundo ele, essa tendência vai se refletir na Xylexpo que, mais uma vez, será uma grande vitrine internacional de inovação, referência mundial em anos pares. “Um evento imperdível não só por se dar em um mercado – Itália – altamente atrativa tanto em quantidade quanto em qualidade da demanda, mas porque sempre foi um ponto de encontro fundamental para operadores de indústria de todo o mundo”, acrescentou.

Veja a apresentação das feiras

Dario Corbetta, diretor da Acimall, salientou que há uma centena de empresas que há muito confirmam sua participação. “No final do ano esperamos um aumento massivo tanto de expositores como de área expositiva. Alcançaremos este resultado graças às alavancas sobre as quais uma associação comercial pode atuar, não tendo outros objetivos senão a promoção do setor que representa.

Eventos secundários

Muitos eventos, seminários e iniciativas serão desenvolvidos pelos dois organizadores, oferecendo oportunidades para análises e discussões aprofundadas sobre os temas mais atuais da produção industrial. Paralelamente aos caminhos compartilhados entre a 33.BI-MU e a Xylexpo, haverá iniciativas específicas nos programas de cada feira.

A Xylexpo renova a nomeação para os “Xia-Xylexpo Innovation Awards”, que em 2022 premiará o compromisso com o “negócio sustentável” (“Green Award”) e o desenvolvimento de soluções e estruturas digitais (“Digital Award”). Um prêmio específico irá para as melhores tecnologias para a produção de mobiliário com um conteúdo de design especial (“Prémio de Design”).

A Xylexpo também dedicará três dias de exposição a tantos temas da marcenaria, por meio de eventos e roteiros tecnológicos que colocarão em destaque segmentos específicos do processo produtivo. Na quarta-feira, 12 de outubro, o tema será o processamento de painéis. Na quinta-feira, 13, será dedicada ao acabamento superficial, a sexta-feira, 14, aos processos de serraria à produção de material semiacabado.

Exportações de móveis e colchões crescem

Segundo a tradição, a 33ª edição do BI-MU apresentará algumas novas iniciativas. Entre estes, destaque para “Robot Heart”, a nova área expositiva dedicada à robótica industrial, automação, tecnologias relacionadas, componentes, sistemas, sensores e inteligência artificial, cada vez mais adotados em diversos setores: de máquinas-ferramentas à engenharia mecânica, de eletrônicos a automotivos, de alimentos e bebidas a produtos farmacêuticos, de logística a embalagens, de biomédicos a cosméticos, todas essas indústrias estarão amplamente representadas entre os visitantes.

As estrelas da mostra serão fabricantes, integradores, universidades e representantes do mundo académico e da investigação, spin-offs e startups, todas as facetas de um sector que atualmente desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da competitividade da indústria sistema. A variedade de atores envolvidos é o diferencial deste projeto, que não é “apenas” uma feira de negócios, mas também um laboratório de ideias, um local de produção cultural e de compartilhamento de conhecimento, em benefício de todos aqueles que atuam no setor.

Além do replay de “BI-MUpiù”, a arena dedicada à discussão aprofundada de temas específicos, e “BI-MUpiù Additive”, a área dedicada ao mundo da manufatura aditiva, o evento apresentará algumas iniciativas.

O evento será realizado com a parceria da Acimall, associação de fabricantes italianos de máquinas-ferramenta para marcenaria; UCIMU Sistemi per Produrre, a associação de fabricantes italianos de máquinas-ferramenta, robôs e automação; Fiera Milano; Agência de Comércio Ita-italiana; Eumabois, a Federação Europeia da Indústria de Tecnologia para Trabalho em Madeira; e Cecimo, a Associação Europeia das Indústrias de Máquinas-Ferramentas. Os parceiros de mídia da 33-BI-MU e da Xylexpo são as revistas do setor Xylon e Xylon International e Tecnologie Meccaniche.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646