Fotoniciadores para a fabricação de tintas para o setor moveleiro

BRCHEMICAL é fornecedora de fotoiniciadores e outros insumos para a fabricação de tintas das fornecedoras do setor moveleiro

Publicado em 12 de agosto de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Além de ser fornecedora direta da indústria moveleira com a linha de radiômetros (venda, ajuste, calibração e manutenção) para monitoramento de cura UV das linhas de pintura da indústria moveleira, a BRCHEMICAL é fornecedora indireta do setor moveleiro. A empresa possui a divisão de especialidades químicas que disponibiliza uma completa linha de fotoiniciadores, monômeros, oligômeros, aditivos, dispersões de pigmento além de agentes de fosqueamento e efeitos especiais, utilizados pelos fabricantes de tintas e vernizes.

“Nossas especialidades químicas são utilizadas pelos fabricantes de tintas e vernizes UV que abastecem o setor moveleiro. Ou seja, de forma direta e indireta estamos presentes em toda a cadeia produtiva do setor moveleiro, o que para nós é motivo de muito orgulho e satisfação fazer parte de um segmento tão importante para a economia do país. É um sentimento de grande responsabilidade uma vez que nossos produtos e serviços se tornaram parte importante deste setor”, destaca o diretor da empresa, Sérgio Medeiros.

BRCHEMICAL

BRCHEMICAL

Sérgio Medeiros, diretor da BRCHEMICAL

Nesta entrevista, ele explica a diferença entre os insumos, a atuação da empresa e a expertise da BRCHEMICAL com as soluções oferecidas para o setor.

Portal eMóbile | Qual a diferença entre os fotoiniciadores, aditivos, pigmentos especiais, monômetros e oligômetros, além de agentes fosqueantes orgânicos para a fabricação de tintas?
Sérgio Medeiros | De forma resumida, os fotoiniciadores são responsáveis pelo início da reação de cura UV. Para reagir e iniciar o processo de polimerização que resulta no filme seco, necessitam de radiação UV em comprimentos de onda definidos, dentro de parâmetros determinados de Dose (mJ/cm2) e Intensidade (mW/cm2), o que exemplifica de forma inequívoca a fundamental importância da utilização dos nossos radiômetros, em especial o UV Power Puck II no caso da indústria moveleira. Por sua vez, os aditivos atuam em propriedades diversas, por exemplo, resistência a riscos, aderência ao substrato, umectação de pigmentos, controle de espuma, dentre outras funcionalidades.

Duratex vira Dexco

Os pigmentos trazem cor e vida para as tintas. Podem ser inorgânicos, orgânicos ou especiais e de efeito, por exemplo, com efeito perolado. Os monômeros atuam no ajuste de viscosidade das tintas e vernizes UV e atuam nas propriedades finais do filme curado, seria o equivalente ao solvente em um sistema convencional, porém é importante ressaltar que ao contrário dos sistemas convencionais, os sistemas de Cura UV não emitem VOCs (compostos orgânicos voláteis) no meio ambiente. É uma tecnologia 100% sólidos, amigável ao meio ambiente.

Os oligômeros podem ser do tipo epóxi acrilado, poliéster acrilado, uretano acriado e acrílica acrilada, determinando as propriedades finais do filme curado. Os agentes fosqueantes permitem o controle do brilho final da tinta e do verniz UV, e no caso da linha de agentes fosqueantes orgânicos da BRCHEMICAL, também acrescentam propriedades especiais, por exemplo, sensação de toque macio (soft touch), auxílio na resistência a abrasão, resistência ao intemperismo, dentre outras propriedades.

eMóbile | Como funciona a intermediação desses produtos a partir de empresas internacionais? Como funcionou neste período de pandemia?
Medeiros | A BRCHEMICAL é distribuidora de importantes players mundiais no segmento de Cura UV, seja na área de radiometria, seja na área química. Todas as nossas distribuídas são contratuais garantindo ao setor qualidade, regularidade e confiabilidade em relação aos produtos, radiômetros e serviços que fornecemos. Durante a pandemia, em especial entre março e abril de 2020 houve uma queda significativa, mas que vem se recuperando de forma bastante importante. Entendemos que a vacinação em massa é um passo fundamental para a recuperação das vagas de emprego perdidas e por consequência retomada da economia.

eMóbile | Qual a expertise da empresa para trabalhar com as empresas estrangeiras e conseguir novas marcas com novos produtos para o mercado nacional?
Medeiros | Desde sua fundação, a BRCHEMICAL atual somente com fabricantes internacionais, experiência adquirida anteriormente à sua fundação com os profissionais que hoje compõem o seu quadro. Especificamente em relação a EIT Instrument Markets, fabricante dos radiômetros, em 2002 a empresa passou a atuar no Brasil em conjunto com Sr. Sérgio Medeiros, diretor e fundador da BRCHEMICAL. As atividades da BRCHEMICAL se iniciaram em 2012 exclusivamente na área de radiômetros e serviços de ajuste e calibração destes instrumentos. A partir de abril de 2014 a BRCHEMICAL passou a atuar também na área química, e desde então estabelecendo parcerias com importantes fabricantes internacionais, regularmente incluindo novos produtos ao seu portfólio.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646