Döhler apresenta novidades em tecidos
Tecidos para decoração, colchões, blackout, persianas, cortinas e toldos estão entre as opções que a marca lançou neste segundo semestre
Publicado em 18 de setembro de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Há mais de 142 anos no mercado, a Döhler é um dos maiores players do mercado têxtil e atua em diversas frentes com relevância e reconhecimento nacional e internacional. Contando com um parque fabril de 225 mil m2, que fica em Joinville (SC), a marca é conhecida, principalmente, por produzir artigos de cama, mesa, banho e tecidos para decoração. Mas também tem um braço forte na produção de outros tipos de tecidos: para os setores hoteleiros e hospitalar, mobílias e indústria de calçados.
A empresa catarinense aproveitou a ForMóbile 2024 para apresentar as novidades da sua linha industrial, no qual se destacam tecidos inovadores para decoração, tecido acrílico para toldo e tecido de fios de garrafa pet pós-consumo para cortina.
“O segmento industrial é, sem dúvida, um dos que mais crescem dentro da Döhler. Estamos falando de tecidos para colchões, tecidos para decoração, para mobília, persianas, blackouts, cortinas, toldos, entre outros. E um dos nossos grandes diferenciais é apostar na personalização de produtos que aliam qualidade, resistência, durabilidade, beleza e variedade. Hoje, a área representa algo em torno de 20% dos negócios da companhia”, declara Marco Aurélio Braga, head de comunicação e marketing da Döhler.
– Tendências em tecidos para decoração
Marco ainda reforça que o investimento em equipamentos e boas práticas operacionais são esforços contínuos para manter o patamar de qualidade da marca. “Temos em nosso parque fabril a estamparia digital, por exemplo, equipamento moderno que quase não usa água nem gera efluentes, além de imprimir em alta definição às estampas”.
Recentemente, a Döhler também instalou a nova geração de Maquinetas Jacquards SX-Pro, essencial para padronagens mais complexas. Trata-se de uma máquina compacta e eletrônica, que reduz a necessidade de manutenções e amplia a eficiência operacional. A marca evidenciou na feira o valor agregado dos seus produtos e as boas práticas da companhia, que hoje tem clientes em mais de 20 países espalhados pelo Globo.
Tecidos para decoração
Os tecidos de decoração da Döhler surgem como os grandes protagonistas nessa coleção. Todos nascem de um processo contínuo de inovação e pesquisa, trazendo novidades e variada oferta de cores. São estruturas eficientes pensadas para os mais diferentes propósitos, todas muito adequadas ao mercado brasileiro. Para agregar ao portfólio existente surgem 13 novidades.
Malha Orion: boa elasticidade voltada para móveis orgânicos. Traz conforto, durabilidade e tem largura diferenciada (2m20), ótima para atender móveis de tamanhos maiores. Os mesmos atributos cabem à malha linho, que também é uma novidade. Ambas têm facilidade de costura.
Tecidos Nero: ampla paleta de cores que variam entre tons terrosos, orgânicos até os neutros, seguindo as principais tendências. Tecido aveludado com generosa presença do linho que traz resistência, sofisticação e um aspecto natural.
Tecidos Tweed: efeito de entrelaçamento com aspecto rústico e elegante proporcionados por fios retorcidos com densidades distintas. Os tecidos tweed Nômade e Velosa oferecem o melhor em conforto e aconchego (2).
Tecido Magnus: aveludado com tecnologia Jacquard para diversos usos. É um tecido criativo com expressão múltipla, versátil com ampla gama de cores, 12 ao total.
Tecido Kairo: tecido em Jacquard com a tecnologia soft linen de construção de fios. Possui acabamento Döhler Clean que traz uma película de proteção de repelência a líquidos, facilitando a limpeza.
Tecido Zuri: possui fio inovador desenvolvido pelo time de engenharia da Döhler para construção da tela. Tecido de muita personalidade, maquinetado com textura em relevo. Com cores terrosas, remete ao Oriente.
Tecido Martin: agradável ao toque com padronagem exclusiva Döhler com quatro cores que lembram a força da natureza.
Tecido Valenza: inspirado na cidade italiana. Tecnologia jacquard, cores contrastantes. Tecido indicado para cadeiras e poltronas contemporâneas cheias de estilo.
Tecido Benim: trançado com aspiração ancestral. Tecnologia de fios catiônicos com dois componentes a fim de proporcionar um aspecto mesclado. Com propriedades únicas, possibilita diversas aplicações.
Tecido Versalhes: inspirado nos jardins de Versalhes, na França, explora as cores das estações. Tem aspecto aveludado e também é um fio exclusivo Döhler. O entrelaçamento do tecido proporciona, ainda, diferentes nuances da cor.
Tecido Alba: tecnologia Jacquard. Cores claras para uma decoração minimalista. Toque aveludado.
Tecido Bossa Nova: tecido tramado com entrelaçamento de fios de diferentes cores, trazendo ousadia e versatilidade na medida certa. Brinca com as cores com dinamismo e alegria.
Além dos lançamentos de tecidos lisos, há uma atualização da cartela de tecidos estampados (Belize e Waterblock, Havana e Waterhavana, indoor e outdoor).
Tecidos para colchões
A Döhler trabalha com diferentes acabamentos e construções de malhas que dispõem de tecnologia e expertise de 142 anos. São personalizáveis, podendo ser entregues na tecnologia malha jacquard, tecido jacquard e estamparia tanto convencional quanto a digital. São tecidos que oferecem conforto térmico e ainda possuem proteção contra ácaros e fungos. Além disso, está em estudo na Döhler um tecido infra-vermelho que pretende auxiliar no combate às dores das articulações.
Outros tecidos da Döhler
Em um mesmo lote, o fabricante pode explorar diferentes padronagens e cores. Estampas podem chegar a 3,3 metros de largura.Bonitos, versáteis, ecológicos (estamparia digital), resistentes, modernos e com excelente caimento. Tecidos que, somados à tecnologia blackout, trazem soluções muito eficientes para as janelas. São fáceis de operar e costurar. Agregam valor ao cliente.
No tecido para blackout, por exemplo, é aplicado antibactericida para evitar formação de fungos/mofo. Também recebe acabamento para evitar que a luz passe. Entre as cortinas, destaque para a Renove, feita com fios de garrafas PET pós-consumo retiradas do meio ambiente. Foi uma das primeiras cortinas de garrafa pet lançadas no Brasil. A novidade, agora, é que o tecido dessa cortina será vendido a metro. Conheça abaixo algumas das vantagens.
Cortina de garrafa pet a metro: é a solução perfeita entre tecnologia e sustentabilidade, gerando valor aos clientes. Trata-se de uma parceria com Unifi, que tem a marca registrada do fio Repreve®, tecnológico e rastreável. Sustentável, moderna, tecnológica, resistente, com aspecto natural, sem tingimento e excelente caimento. Menor consumo de água e menor geração de efluentes porque não sofre o processo de tingimento.
– Tecidos macios com texturas leves
Fazendo as contas: 1 metro linear da cortina (1 X 2,80) representa 9,8 garrafas recicladas de 500 ml. Só no ano de 2023, 654.588 garrafas deixaram de ir para aterros, foram recicladas e viraram fios. Além disso, a Döhler reduziu sua pegada de carbono, deixando de emitir o equivalente a 21 toneladas de dióxido de carbono e economizou 361 mil litros de água.
Tecido acrílico para toldos: outro destaque entre os tecidos deste segmento industrial é tecido acrílico para toldos, união perfeita entre qualidade, resistência e inovação. Este tecido tem 100% de fibras acrílicas pigmentadas em massa. É ideal para fachadas comerciais, coberturas de ambientes externos (inclusive para agronegócio), cobertura náutica, ombrelones, etc.
Alta performance no bloqueio dos raios solares: como a fibra recebe pigmentação já no momento da fabricação isso faz com que o tecido tenha alta resistência à luz solar, não desbotando ao longo do tempo. Fio homologado e com todas as certificações internacionais. Acabamento com resina de empresa referência mundial, o que torna o tecido repelente à água. É, portanto, altamente impermeável e resistente coluna d´água, além de ser resistente a rasgos e furos. De fácil limpeza e manutenção.