Integração de softwares de corte e gestão na marcenaria
Mostramos funcionalidades e integração de softwares de corte e gestão na marcenaria com as empresas Corte Certo e Pontta
Publicado em 7 de novembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Em muitos casos, uma marcenaria pode ter um determinado software que realiza uma parte do processo da marcenaria, seja corte, projetos ou gestão. Assim, na hora de incorporar outro software que realiza outra função para a otimização dos processos da marcenaria, um dos desafios atuais é a integração entre os sistemas.
No caso do software de plano de corte, Corte Certo, Fernando Rosa, diretor operacional da empresa, explica que o software se integra com softwares de projetos e gestão através de APIs, arquivos de textos e conexão de banco de dados, possibilitando assim uma troca de dados segura. Com isso, identifica quem foram os usuários que tentaram acessar seu sistema e a localização de onde partiu a requisição. “Uma redução no trabalho manual, agilidade, economia de tempo e da quantidade de recursos financeiros”, frisa Rosa.
O software de plano de corte também consegue aplicar todas as ideias de projeção do móvel realizadas em softwares CAD. Isso é feito com na importação das peças que compõem o móvel. “O Corte Certo já separa as peças por tipo de chapa (padrão e espessura), calculando e apresentando resultados (planos de corte) já separados por tipo de chapas”, conta o diretor operacional.
– Rehau e a evolução das fitas de borda
Para dar flexibilidade e agilidade ao usuário, existe a alternativa de modificação do tipo de chapa e de fitas de borda sem alteração no projeto original. Dessa forma, é possível realizar simulações úteis para a produção, buscando um melhor aproveitamento de chapas ou substituição rápida de padrões de chapas que estão em falta no mercado.
Entre os desafios que o software de plano de corte da Corte Certo tem para com a agilidade nos processos das marcenarias, está a otimização no dia a dia de trabalho do profissional, fazendo com que ele ganhe tempo e reduza os desperdícios de matéria-prima. Feito isso, o próximo desafio é a criação de novas ferramentas que agilizem ainda mais a simulação de trocas de padrões de chapas, visando melhorar o aproveitamento e tempo necessário para o corte, além de facilitar a integração com softwares ERP e CAD/CAM.
Para marcenarias que atendem clientes como uma loja de móveis, o Pontta Store uma solução completa para controle comercial, comissões, arquitetos, agendas de medição, entrega e montagem, estoque e compras, financeiro e NF-e e sistema mobile, segundo Sergio Pafumi, diretor comercial da Pontta Tecnologia, acrescentando ainda que o sistema tem “as telas mais intuitivas do setor moveleiro”.
O software funciona para oferecer maior organização e agilidade no atendimento da marcenaria por meio do fluxo de tarefas parametrizado para cada empresa com acompanhamento por kanbans parametrizados e gestão à vista. “Entre outras vantagens que o software oferece, estão o controle de versões de orçamentos, revisões do pedido contratado, diferenças entre o projeto vendido e o projeto executivo, além de contrato aditivo”, diz Pafumi. A ferramenta tem integração com todos os sistemas de projeto 3D do setor moveleiro feita via API com alguns sistemas e via XML com outros.