Produção de móveis no Rio Grande do Sul cresceu 2,7% de janeiro a dezembro de 2019

Relatório do IEMI, encomendado pela Movergs, registrou no ano 87.074 milhões de peças produzidas no Estado

Publicado em 27 de fevereiro de 2020 | 15:32 |Por: Everton Lima

O ano de 2019 foi de relativa estabilidade para o setor moveleiro gaúcho em comparação a 2018. É o que mostra o relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil,’ com dados de dezembro e janeiro, encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado.

Apesar de o mês de dezembro ter fechado com recuo de 8,5% em relação ao mês anterior, totalizando 7,7 milhões de peças, a produção de móveis no Rio Grande do Sul no acumulado cresceu 2,7%, comparado com o mesmo período do ano anterior. O resultado foi superior ao registrado na indústria nacional no mesmo período, segundo os dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conjuntura do mês de fevereiro

Exportações

Em janeiro de 2020, as exportações recuaram 26,0%, somando US$ 11,5 milhões. Dos estados exportadores de móveis, o destaque continua para os da região sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, que, juntos, foram responsáveis por 87% dos valores exportados. O estado de São Paulo vem logo a seguir, participando com 7,7% dos valores que foram exportados nesse mês.

— Faturamento do polo moveleiro de Bento Gonçalves cresce 5% em 2019

— Desemprego cai em 16 estados no último trimestre de 2019

— Vendas de móveis crescem 3,4% em dezembro, de acordo com o IBGE

Quanto aos países de destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul em janeiro, os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar, sendo destino de 17,7% dos valores exportados; seguido pelo Uruguai, com 14,7%; e Peru, com 12,5%. Destaca-se também o crescimento de 223,4% do Panamá em relação a janeiro de 2019.

Consumo aparente

Analisando-se o consumo aparente de móveis apenas no Rio Grande do Sul, o volume foi de 6,8 milhões de peças em dezembro, queda de 7,6% em relação ao consumo que foi registrado no mês anterior. Na variação acumulada do ano houve queda de 1,6% no consumo aparente do Estado.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646