Apenas 5% dos consumidores brasileiros são leais às marcas

Estudo foi desenvolvido pela Nielsen e focou no mercado brasileiro

Publicado em 11 de fevereiro de 2020 | 12:31 |Por: Everton Lima

Se você pudesse mensurar quantos dos seus clientes são leais à sua marca, estaríamos falando de um grande número de pessoas? Um estudo desenvolvido pela Nielsen, empresa de análise e mensuração de dados, acredita que não.

De acordo com essa pesquisa, publicada no ano passado, apenas 5% dos consumidores brasileiros se declaram super leais a marcas, canais de varejo ou produtos. As marcas líderes em cada segmento são as que mais sofrem com essa deslealdade.

Outro dado mostrado no estudo é que as empresas que lideram o mercado nacionalmente tendem a ter dificuldade para ter sucesso em algumas cidades, quando lá existe uma marca regional atuando. Esse fenômeno foi percebido em 30% dos mercados estudados pela Nielsen.

– Economia: indicador revela que a confiança do consumidor melhorou em 2019

– Marketing Digital 2020: quais são as tendência para este ano?

“Com uma rotina mais rápida e dinâmica, está muito mais fácil mudar e mais difícil se comprometer com marcas de produtos de consumo ou formatos varejistas”, afirmou a líder da Indústria de Alimentos da Nielsen Brasil, Cristina Alvarenga. “E o principal fator que contribui para isso é um ambiente de consumo que incentiva a troca ou experimentação, fazendo com que capturar a atenção do consumidor seja um desafio: há mais opções de produtos, novos formatos de lojas, canais e formas de compra, lançamentos de novos itens, maior mix entre os canais”, explica.

Mercado de Higiene e Beleza é o que mais sofre

O levantamento apresentado pela empresa mostra que esse comportamento do consumidor atinge com mais força os segmentos de Higiene & Beleza (85%), Alimentos (75%) e Limpeza (71,4%) — que são, justamente, produtos que são adquiridos pelas pessoas de forma mais frequente.

Isso não significa que o mercado de móveis deve respirar aliviado, uma vez que o estudo sugere que as indústrias dediquem mais tempo e recursos estudando o seu cliente, com o objetivo de oferecerem condições, produtos e programas de fidelização que possam conquistá-los em tempos de tanta competitividade.

Aliás, de cada dez entrevistados, oito disseram que comprariam mais em lojas on-line se os programas de benefícios fossem mais atraentes.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646