Benefício emergencial poderá ser usado nos aplicativos da Via varejo e Magazine Luíza

Empresas fizeram um acordo com a Caixa. Banco ficará responsável por emitir um cartão virtual para os beneficiados do programa assistencial

Publicado em 16 de abril de 2020 | 13:02 |Por: Everton Lima

Com o objetivo de proteger os cidadãos mais vulneráveis economicamente, o Governo Federal anunciou a concessão de um auxílio emergencial de R$ 600,00 às pessoas que fazem parte do Cadastro Único, Microempreendedores Individuais (MEIS) e profissionais autônomos informais.

O benefício será concedido pelo período de três meses e muitos brasileiros já receberam a primeira parcela.

A novidade é que esse dinheiro poderá ser usado para fazer compras em grandes redes de varejo, como o Magazine Luiza, Casas Bahia e Lojas Americanas. Trata-se de um acordo entre as empresas e a Caixa Econômica Federal.

Compra de itens essenciais

Contudo, engana-se quem pensa que o benefício poderá ser usado para comprar móveis ou eletrodomésticos. A ideia é que o cidadão use os canais digitais dessas marcas para comprar produtos essenciais, como fraldas, álcool em gel, medicamentos, alimentos etc.

Isso porque aplicativos como Magalu, Casas Bahia e Americanas.com são grandes sistemas de marketplace, sendo utilizados por outros empreendimentos — de diversos segmentos, além do moveleiro.

– Varejo e Indústria: os impactos do Covid-19 na economia

— Comércio varejista nacional tem queda de 25,2% na última semana, segundo Boa Vista

Normalmente, essas compras precisariam ser finalizadas com o uso de um cartão de crédito, débito ou boleto bancário — isso impossibilitaria que pessoas sem conta em bancos pudessem usar essa ferramenta digital, que tem uma logística de entrega bem-definida, para realizar as compras desses itens.

Em muitas cidades, o comércio permanece fechado e em outras, os comerciantes não têm uma estrutura de delivery adequada para este momento. Pelo Magalu, os consumidores que fizerem uso do sistema para realizarem as suas compras de itens essenciais ainda terão o frete grátis.

Caberá à Caixa a emissão de um cartão virtual para que o beneficiado possa realizar o pagamento. Esse processo já estava sendo realizado, uma vez que muitas pessoas que têm direito ao benefício não tinham conta em banco e tiveram que abrir uma Conta Poupança virtual pelo aplicativo do Governo.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646