Black Friday 2023 tem desempenho abaixo do esperado

De acordo com informações da Confi.Neotrust, ticket médio cresceu 2,1% na Black Friday 2023, mas o faturamento teve recuo de 14,5% ante 2022

Publicado em 28 de novembro de 2023 | 08:55 |Por: Júlia Magalhães

A Black Friday de 2023 no Brasil registrou um dos piores desempenhos desde o início do evento em 2010, com recuo de 14,5% no faturamento (R$ 5,2 bilhões), em relação a 2022. O número representa o segundo mais baixo na série histórica– em 2022 a redução variou de 23% a 34% on-line.

Apesar de o ticket médio ter crescido 2,1% em relação a 2022, para R$ 639,47, o volume de pedidos também diminuiu para 8,2 milhões, uma queda de 15,9. As informações são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale. Os números não incluem as vendas em lojas físicas

“Observamos mua Black Friday mais tímida em comparação ao ano anterior, analisando principalmente o faturamento e o volume de pedidos já que ambos apresentaram queda”, ressaltou em nota Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.

“Pelo segundo ano consecutivo, o varejo experienciou um fim de semana de Black Friday aquém das expectativas. Essa queda pode estar atrelada a diversos fatores, como a desaceleração pós-pandemia no e-commerce, que reduziu os pedidos de compras, e a diluição das vendas ao longo de novembro, evitando concentração apenas na Black Friday”, acrescentou.

Apesar da queda, grandes redes líderes de venda devem ganhar participação de mercado devido ao desempenho superior à média. O Mercado Livre e o Magazine Luiza cresceram em comparação com 2022. Especialistas afirmam que o recuo pode ter afetado, especialmente, varejistas digitais de menor porte e segmentos mais dependentes de crédito.

Black Friday 2023

Fraudes

Para Manssur, os indicadores também foram significativos para diminuir as tentativas de fraudes de golpistas na internet. Sobre isso, no período houve 18,6 mil tentativas de ações fraudulentas, isto é, em valores aproximadamente R$ 26,6 milhões (recuo de 56,4% em comparação com o ano anterior). O ticket médio das tentativas foi de R$ 1.439,47.

Perfil do consumidor

O perfil do consumidor em 2023 sofreu ligeiras alterações, com um aumento nos grupos de até 25 anos e acima de 51 anos, enquanto a faixa etária predominante permanece entre 36 e 50 anos.

O Reclame Aqui informou que a Black Friday 2023 foi a edição com maior volume de reclamações desde a estreia da data no Brasil. Até as 23h59 da sexta-feira (24), 12.141 queixas haviam sido registradas no site, um crescimento de 30% em relação a 2022 e o maior número de reclamações desde 2014, que bateu 12 mil reclamações. A plataforma, inclusive, caracterizou a data de 2023 como “Black Friday do Golpe Virtual”.

Meios de pagamento

No que se refere aos pagamentos, o Pix ganhou mais relevância, crescendo para 30,3% de participação. O cartão de crédito, com 56,5%, manteve-se como o principal meio de pagamento, embora tenha aumentado apenas 4,5 pontos percentuais. Quanto ao parcelamento, a maioria optou por pagamento à vista (29%), seguida por parcelas de 7 a 12 vezes (23%). Boleto bancário representou 8,2% das transações e outros tipos (E-wallet, cashback, débito e vales), 5,1%.

Categorias

O Painel Black Friday Hora a Hora também detalhou o desempenho diário da Black Friday de 2023, com eletrodomésticos, eletrônicos e telefonia liderando as vendas, mas todos com redução em relação ao ano passado. A categoria de móveis teve retração de -13%.

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