Marketing Digital 2020: quais são as tendência para este ano?
Pesquisa ouviu empresários, agências de marketing, professores e estudantes de áreas relacionadas ao mundo dos negócios
Publicado em 15 de janeiro de 2020 | 15:50 |Por: Everton Lima
Um estudo publicado em 2019 pela Resultados Digitais mostrou que 94% dos empresários participantes usavam técnicas de marketing digital em seus negócios. No entanto, é importante frisar que essas ferramentas mudam constantemente, exigindo dos empresários constante atualização em suas estratégias.
Um segundo estudo publicado nesta semana, dessa vez desenvolvido pela MLabs, indica alguns caminhos para quem quer ter sucesso no marketing digital em 2020.
LinkedIn e Instagram se destacam no marketing digital
O Instagram aparece como a rede social que mais chamou a atenção dos participantes do estudo. 66% disseram que irão investir ainda mais nessa rede social em 2020. 23% manterão patamar de investimento e apenas 4% afirmaram que não usavam a plataforma, mas passarão a utilizá-la neste ano.
– Marketing Digital: empresas devem contratar profissionais
– Influenciador Digital: o que saber antes de contratar um?
– Entrevista: campanhas online para varejo moveleiro
61% dos entrevistados afirmaram que pretendem investir mais no LinkedIn, rede social da Microsoft voltada ao networking corporativo. 16% vão seguir investindo nessa plataforma, enquanto 12% pretendem começar a usá-la.
Em terceiro lugar, aparece o YouTube. 55% pretendem investir mais, 18% manter investimento e 13% começarão a usar a plataforma de vídeos neste ano. Um dado curioso é o aparecimento dos podcasts em quarto lugar na lista de interesses das pessoas que participaram desse estudo.
Podcasts são programas de áudio, semelhantes aos programas de rádio, que podem ser baixados e ouvidos pelo usuário quando ele quiser. 21% dos respondentes disseram que começarão a usar essa mídia em 2020.
SEO ainda é uma estratégia que chama a atenção
A produção de conteúdo segue sendo uma importante estratégia para as marcas. 69% disseram que investirão em SEO, estratégia que tem como meta fazer com que suas publicações figurem com destaque, de forma orgânica, entre os resultados de sites de buscas, como o Google.
67% mencionaram o branded content, estratégia de produção de conteúdo que tem como principal tema a marca. Ela costuma ser usada com o SEO. Em terceiro lugar, com 60%, estão os anúncios nas redes sociais.
Inteligência Artificial já não é tema de ficção científica
O uso de Inteligência Artificial (IA) já faz parte da rotina de muitos negócios. Por meio do uso de softwares específicos para essa tarefa, é possível criar soluções que aprendam com o comportamento do usuário, de modo a melhorar a eficiência do marketing.
De acordo com o estudo, 48% dos participantes afirmaram que pretendem investir mais em soluções que usem IA. 18% começarão a usar esse recurso em 2020.
A pesquisa ouviu 337 pessoas que se inscreveram na Social Media Week São Paulo (SMWSP2019). Dos participantes, 38% eram empresários, 31% agências de marketing, 21% produtores de conteúdo (jornalistas, publicitários etc.), 5% professores e 4% estudantes. Você pode baixar o infográfico completo do estudo no site do MLabs.
Quer ficar sempre por dentro das novidades em marketing que podem ser aplicadas ao setor moveleiro? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter — é de graça!