O Black Friday 2022 vem aí! Você já está preparado?

É isso mesmo, novembro é logo ali e, se você ainda não começou a planejar as ações da sua empresa para a Black Friday 2022, a hora é agora!

Publicado em 30 de agosto de 2022 | 18:04 |Por: Geane Godois

É isso mesmo, novembro é logo ali e, se você ainda não começou a planejar as ações da sua empresa para a Black Friday 2022 (que este ano será dia 25/11), a hora é agora!

A data tem se mostrado uma das mais importantes para o comércio brasileiro aquecer as vendas. Para se ter uma ideia, em 2021, houve um faturamento recorde de R$ 7,5 bilhões, o que representa um crescimento de mais de 7% em relação à 2020, de acordo com o relatório da Neotrust.

Ou seja, não tem como deixar o momento passar batido, não é mesmo?! Por isso, confira algumas dicas para se preparar e destacar o seu negócio.

Não perca de vista a experiência do consumidor

A pandemia potencializou de vez a mudança de comportamento dos compradores, colocando a experiência omnichannel no topo das preferências.

Isso quer dizer que as pesquisas por marcas e preços invariavelmente passam pelos e-commerces e sites de pesquisa, mas não se engane: com a retomada definitiva das atividades, as lojas físicas também não passam despercebidas nessa busca comparativa.

Logo, é essencial alinhar os canais de comunicação/divulgação em um atendimento multiplataforma, investir em qualidade em toda a jornada de compra e, claro, não negligenciar jamais o digital.

Desenvolva promoções estratégicas

É possível traçar um planejamento estratégico que contemple uma trajetória de alcance e atração com o cliente em potencial em um caminho que não começa e termina somente naquela última sexta-feira de novembro.

Por exemplo, o “esquenta” que pode se iniciar com alguns produtos selecionados já no início do mês (Black November) e ir aumentando os descontos e opções até a semana que antecede o evento (Black Week) são opções interessantes para estar em evidência no mercado com certa antecedência.

Se você faz parte dos setores de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, a tendência é que novamente eles se destaquem em 2022, como vem acontecendo desde 2019, segundo o levantamento da All in em parceria com a Opinion Box, pois são itens de desejo que os consumidores aguardam condições melhores para a compra.

Espere aí! Não pense somente em preço e sim em valor

Não, as duas palavras não são sinônimas. Além de atingir o seu público-alvo com atrativos monetários, a fidelização é fundamental para o sucesso das vendas e, principalmente, do relacionamento a médio e longo prazo com ele. Os preços baixos – embora seja essa uma das principais razões para a aquisição de produtos na Black Friday -, não vai ser o único fator preponderante após essa fase, afinal, apesar de poderosa, ela passa.

Por isso, aposte em credibilidade, atenção às necessidades dos compradores e mantenha sempre o diálogo aberto para estabelecer confiança e parceria com a sua marca. Isso é agregar valor. Descontos são consequência do processo e não o inverso.

O futuro é logo ali

Mais do que seguir tendências e a agitação do momento, sair à frente com novas ideias, perspectivas e estratégias é extremamente importante para cativar a atenção do consumidor.

Planeje agora e já pense no depois, aplique insights de experiências anteriores e mapeie os resultados para aprimorar o que deu certo e ajustar o que não foi tão bem assim.

Nada de comodismo e mais do mesmo, hein?!

 

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