“O Brasil é a próxima potência global do varejo”, afirma Neil Patel

Na Era da Inteligência Artificial, estratégias omnichannel no varejo são cruciais, afirma especialista no Latam Retail Show

Publicado em 11 de outubro de 2023 | 16:12 |Por: Júlia Magalhães

Durante o Latam Retail Show 2023, o co-fundador da NP Digital, Neil Patel, pontuou que o Brasil está destinado a se tornar a próxima potência global do varejo, uma vez que o e-commerce brasileiro teve o crescimento mais acelerado da América Latina em 2022.

No entanto, ele enfatizou a importância da estratégia omnichannel na Era da Inteligência Artificial (AI). Isto é, não se trata apenas de usar Instagram e Facebook, mas de estar presente em todos os canais que se complementam. Ele observou que as empresas devem concentrar seus esforços nas mídias que são mais benéficas para elas.

Em relação ao atual cenário do varejo brasileiro, Patel revelou que até 71% dos consumidores planejam gastar mais no segundo semestre do ano. Ele enfatizou que, independentemente das condições econômicas, as pessoas continuam comprando devido às experiências positivas.

Integração no varejo

O palestrante ressaltou a mudança no comportamento do consumidor, que se tornou phygital, combinando elementos digitais e físicos. Embora 51% dos brasileiros prefiram fazer compras on-line, Patel enfatizou a importância de estar presente em ambos os canais, destacando que 84% dos consumidores valorizam a integração entre compras na loja física e on-line.

Atendimento no ponto de venda ainda tem muita importância no varejo moveleiro, mas, a unificação de estratégias é fundamental. O co-fundador e responsável pelo crescimento acelerado da CoreBiz – empresa focada em e-commerce, marketing de performance, omnichannel –, Felipe Gomes, resume que, em linhas gerais, é essencial garantir a integração perfeita entre as diferentes etapas do processo de compra.

“Isso garante que os clientes tenham um processo rápido, eficiente, onde a loja não se torna uma barreira entre o cliente e o produto ou serviço e sim um ponto de experiência mais rico com a marca.” Contudo, não envolve apenas tecnologia, mas principalmente cultura, pessoas e processos, salienta o especialista.

“Apesar de a venda de móveis ser bastante consultiva em muitos casos, por conta de material, medidas, integração etc., acredito que determinadas categorias podem entrar mais rapidamente em processos de autoatendimento, pois não dependem de algum vendedor para tirar dúvidas ou explicar as diferenças entre as variações de cada produto. No entanto, com o avanço da tecnologia e futura integração de inteligência artificial, as barreiras tendem a ser cada vez menores.”

É fundamental usar um sistema omnichannel que unifique a experiência de compra em todas as plataformas — sejam elas lojas físicas, e-commerce, WhatsApp ou marketplaces. Para isso, a equipe precisa ser apta para atender os clientes de forma eficiente em qualquer plataforma em que eles estejam interagindo com a empresa. Além disso as estratégias de marketing precisam ser integradas. “Utilizar promoções e campanhas que são acessíveis em múltiplos canais para incentivar a migração entre eles. Por exemplo, oferecer descontos no WhatsApp que podem ser utilizados tanto on-line quanto na loja física.”

Hábitos e lealdade

Em sua palestra no Latam Retail Show, Neil Patel argumentou que conquistar a lealdade do consumidor requer atenção e esforço contínuos. Ele identificou seis aspectos essenciais para criar lealdade, incluindo conveniência, disponibilidade, valor, qualidade, preço e a influência de experiências anteriores.

  • Conveniência: garantir a capacidade de acessar todos os produtos remotamente para maior conveniência;
  • Disponibilidade: estar prontamente disponível para o consumidor é mais crucial do que simplesmente ser desejável;
  • Valor: refere-se ao benefício que o cliente obtém após pagar o preço do produto;
  • Qualidade: a qualidade da marca deve estar alinhada com as expectativas dos clientes;
  • Preço: cada centavo é relevante e constitui um dos fatores mais importantes no momento da construção da lealdade;
  • Experiência de Outros Consumidores: a lealdade é um resultado direto da experiência de clientes anteriores.

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