Recorrência no varejo: estimule durante a Black Friday 2023

Entenda como utilizar a recorrência no varejo e confira três dicas de potencializar as vendas durante a Black Friday

Publicado em 11 de outubro de 2022 | 18:06 |Por: Júlia Magalhães

Recorrência no varejo, como o próprio termo indica, trata-se de uma venda regular. Isto é, vem da ideia de realizar vendas com uma frequência pré-definida, com objetivo de ter uma maior previsibilidade de pagamentos. Em outras palavras, vendas por assinatura.

Embora não seja uma estratégia nova, a economia de recorrência bombou após a pandemia da Covid-19, ao passo que transformou a relação entre as empresas e seus consumidores. O modelo visa automatizar processos, propor uma nova forma de fazer negócio e, sobretudo, disseminar a economia circular.

Segundo um relatório da Lineup, divulgado pelo site What’s New In Publishing, a economia de recorrência segue aquecida e deve mais que dobrar até 2025: neste momento, avaliado em US$ 650 bilhões, o mercado de assinaturas digitais pode atingir a marca de US$ 1,5 trilhão em três anos.

Como utilizar a recorrência no varejo moveleiro?

Estimulado principalmente pela expansão dos modelos de monetização, avanço tecnológico, consumo verde e as estratégias de retenção com foco na personalização, a economia de recorrência acompanha um movimento mundial intitulado ‘o fim da propriedade’.

“Nos últimos anos, o mundo entrou definitivamente em uma nova era do consumo, um fenômeno que vem sendo chamado de ‘o fim da propriedade’. Pensamos cada vez mais no uso eficiente dos recursos, no sentido de menos desperdício e fazer mais com menos”, afirma a CEO do Grupo John Richard, Pamela Paz. O Grupo é detentor das marcas: John Richard, empresa de assinatura de móveis para escritórios, e Tuim, empresa de móveis residenciais por assinatura no país.

Engana-se quem acredita que apenas as empresas de tecnologia podem aderir ao modelo. Muitos segmentos, como educação, saúde, e-commerce e varejo estão fazendo sucesso na economia de recorrência. Basicamente, qualquer negócio que tenha um modelo de vendas escalável e intenso consumo, pode fazer uso desta tendência no atual mercado.

Potencialize as vendas na Black Friday 2023

A Black Friday, atualmente é considerada a data de maior movimentação no varejo. Contudo, ainda é possível aderir estratégias que possam potencializar os resultados das varejistas.

1. Conheça as necessidades do seu público-alvo

A assinatura de bens duráveis está em alta, como eletrodomésticos, móveis, carros e celulares, a partir de um preço mensal mais acessível e vantajoso do que a própria compra parcelada.

Exclusividade, curadoria ou comodidade são algumas palavras-chave no mundo das assinaturas digitais. “Fato é que a recorrência pode ser usada de diversas formas, todas elas promissoras e rentáveis, basta ter a estratégia certa e gerar valor para o cliente. Além disso, é uma excelente oportunidade para fidelização e, consequentemente, aumentar o seu retorno financeiro”, destaca Paz.

2. Mais liberdade e flexibilidade para o cliente

Ofereça mais liberdade para seu cliente escolher e experimentar. No caso do aluguel de móveis, por exemplo, atente-se às comodidades no processo de logística e manutenção. Além disso, não se esqueça de ouvir as sugestões e feedbacks dos clientes, afinal, isto facilitará ir aperfeiçoando aos poucos o modelo de negócio. “Na hora de definir como serão os planos, é possível segmentar a partir da quantidade de produtos, período de duração como mensal, semestral e anual, e até mesmo a frequência da entrega”, complementa a CEO.

3. Elimine toda e qualquer burocracia

O principal objetivo da recorrência é eliminar qualquer tipo de burocracia ou dificuldade durante o processo de assinatura, sobretudo, durante o pagamento. Mais que inovação, as assinaturas digitais devem acompanhar as atuais necessidades e as mudanças constantes no comportamento e consumo da sociedade.

 

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* Com informações de assessoria de imprensa

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