Zissou desenvolve travesseiro adaptável às diferentes formas de dormir
Analisando os comportamentos dos brasileiros, a startup do sono cria produto com camadas individuais para se moldar ao conforto de cada usuário
Publicado em 4 de outubro de 2018 | 16:02 |Por:
Ao estudar as preferências dos brasileiros na hora de dormir, a startup do sono Zissou, que trouxe para o Brasil um novo modelo de comercialização de colchões com a tecnologia bed in a box, identificou que cada pessoa tem um jeito particular de utilizar o travesseiro. Diferentemente do colchão, em que há um padrão de conforto e suporte, o uso desse produto varia conforme o consumidor, que decide a altura, nível de conforto, resposta, entre outros aspectos. Por isso, a empresa idealizou um conceito interativo com três camadas independentes, o travesseiro adaptável.
“Os estudos de linguagem corporal mostram que a nossa forma de dormir é tão diversa quanto o nosso comportamento. Por exemplo, quem dorme à direita, tende a ser uma pessoa entusiasmada e criativa. Já à esquerda, se demonstra mais sensível. Se a pessoa deita de barriga para baixo, tende a ser mais organizada e assumir as decisões em processos de liderança. Por isso, pensamos em um produto que englobasse a diversidade do sono”, explica o co-fundador da Zissou, Andreas Burmeister.
O travesseiro adaptável da empresa é composto por uma capa de algodão com fibra de silicone e três camadas de viscoelástico de memória responsiva, com formas e alturas diferentes. Dentro da capa é possível colocar até duas camadas, decididas por quem irá utilizar o produto. A camada adicional pode ser apoiada entre as pernas, utilizada como travesseiro extra por usuários que preferem dormir com um produto mais alto na cabeça ou até como travesseiro portátil para viagens de carro e avião.
“É um conforto que cada um define da sua maneira. Assim como o segmento de colchões, o mercado de travesseiros oferece inúmeras fórmulas e composições, mas sem explicar às pessoas as características e benefícios de cada um. Nós pensamos em um produto único e com versatilidade para que as pessoas possam experimentar e perceber as suas preferências ao dormir”, complementa Burmeister.
Concepção do travesseiro adaptável
Para a idealização do travesseiro adaptável, foram conduzidos diversos workshops focados no comportamento do consumidor. “Por meio deles que confirmamos as teorias de sono: descobrimos que cada pessoa tem uma conexão diferente com o produto que utiliza. Esse público sente que seus modos de uso também são únicos, variando desde a quantidade de travesseiros na cama, as percepções de conforto e resposta, posições de preferência, até outros aspectos pessoais”, detalha o co-fundador da Zissou, Ilan Vasserman.
A concepção do produto envolveu quatro etapas diferentes. A primeira foi a realização de workshops com diferentes públicos com o objetivo de entender o que compõe o sono perfeito para cada pessoa. Após os resultados, houve a mobilização de engenheiros de produto brasileiros e americanos para o desenvolvimento de protótipos.
Com diferentes composições desenvolvidas, foram realizados novos workshops, dessa vez voltados à experimentação e primeiras percepções, que auxiliaram na definição da composição ideal. Por fim o processo produtivo foi otimizado aplicando tecnologia e controle de qualidade.
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“Nós percebemos que analisar um travesseiro não é uma coisa imediata, exige tempo e identificação da pessoa com o produto. Por isso, decidimos oferecer 100 dias de experimentação, assim como fazemos para o Colchão Zissou. Se a pessoa não gostar, retiramos o produto e devolvemos o dinheiro. Nossa prioridade é oferecer uma experiência de sono única e inesquecível “, complementa co-fundador da empresa, Amit Eisler.
(com informações de assessoria)