Balanço da Black Friday 2022 no varejo
Copa do Mundo, jogo da Seleção Brasileira e reclamações foram os principais motivos que resultaram em um balanço menos positivo para o mercado e o varejo.
Publicado em 5 de dezembro de 2022 | 13:02 |Por: Geane Godois
O balanço da Black Friday 2022 no varejo não é tão positivo quanto o esperado pelos comerciantes.
O evento, que se tornou um dos mais importantes e aguardados pelos lojistas, apresentou uma queda de 28% no faturamento dos e-commerces e de 23% no número de pedidos em relação a 2021, de acordo com o levantamento da página Hora a Hora, da Confi Neotrust, em parceria com a ClearSale.
O varejo físico, por sua vez, teve uma pequena alta de 0,6%, segundo o Serasa Experian.
Os dados reforçam as conclusões do mercado: essa foi a pior BF de todas as 12 edições brasileiras.
A Copa do Mundo é a grande culpada pelo resultado no balanço da Black Friday 2022 no varejo?
Um dos principais fatores determinantes para os resultados negativos da Black Friday foi a Copa do Mundo do Catar e a estreia da Seleção Brasileira. O jogo contra a Sérvia foi realizado na véspera da ação (24/11), dispersando a atenção dos consumidores e impactando nas primeiras horas de acesso.
Porém, ela não é a única culpada. A situação ainda instável da economia e alguns problemas on-line encontrados pelos compradores também contribuíram para a queda no número de compras. O Reclame Aqui registrou entre às 12h da quarta-feira (23) e 23h59 de domingo (27) 15.889 queixas relacionadas à Black Friday.
As insatisfações giraram em torno de cupons inválidos, mau atendimento, erros em entregas, defeitos e falta de produtos anunciados.
Confira o ranking das dez empresas mais reclamadas, segundo o relatório da plataforma:
- Magazine Luiza (689 reclamações)
- Amazon (383)
- Americanas – on-line (345)
- Casas Bahia – on-line (341)
- Americanas Entregas (290)
- Shopee (221)
- KaBuM! (210)
- Carrefour – on-line (194)
- iFood (185)
- McDonald’s (163)
No entanto, o índice de reclamações caiu 1,9%, em comparação ao ano anterior e a missão das marcas agora é dar resoluções aos casos.
Categorias mais buscadas
As categorias mais vendidas no evento desta vez foram: moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, eletroportáteis e utilidades domésticas.
As que mais faturaram, no entanto, foram: eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios, e informática.
Outro fator que é apontado como influenciador do resultados da BF, são as campanhas promocionais realizadas previamente, ao longo de toda a semana ou até mesmo do mês de novembro, diluindo as compras que seriam realizadas na sexta-feira, 25 de novembro, data oficial da ação.
Com todos esses indicadores, os lojistas acenderam o sinal de alerta para as projeções de consumo no Natal, o foco do momento para todo o mercado.