Adesivos para marcenaria: colas certas para os diferentes substratos
Diversidade de serviços realizados com adesivos para marcenaria necessita de soluções de colas específicas que podem até substituir pregos e parafusos
Publicado em 6 de outubro de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Trabalhar com marcenaria requer criatividade, precisão e escolha dos materiais que vão garantir a máxima performance para cada tipo de serviço. Embora as atividades desse ramo sejam realizadas basicamente com superfícies de madeiras e compostos sintéticos, cada procedimento necessita de soluções adesivas específicas. Portanto, é fundamental conhecer as características dos adesivos para marcenaria antes de iniciar um trabalho.
“A escolha da solução adesiva determinará a performance, o resultado estético e a durabilidade do produto ou serviço”, afirma Luci Silva, especialista de produtos da Henkel, marca líder global no mercado de adesivos. Confira as colas ideais para cada serviços com adesivos para marcenaria:
Restauração em madeira
Imagine que você queira dar um novo visual a uma porta de madeira já desgastada pela ação do tempo. O longo período sem manutenção pode afetar não somente a parte visual como a funcional, começando com pequenos desprendimentos que podem chegar a comprometer toda a peça.
Neste caso, a primeira etapa da restauração será o lixamento da madeira. O próximo passo da restauração será a limpeza/remoção dos resíduos e, em seguida, a colagem, fazendo com que as partes a serem reparadas, como batentes danificados, laminação solta, entre outros, tenham suas estruturas reforçadas.
Para que isso ocorra com eficiência, é importante uma solução de alta adesão e resistência a materiais porosos, como é o caso da madeira, sendo as colas de contato ou até mesmo as colas brancas ótimas opções.
Rachaduras em madeiras
No caso de fissuras na madeira em que não há necessidade de uma restauração completa, a selagem é uma boa solução. Para realizar a selagem em madeira, utilize selantes acrílicos que não ressecam ou trincam e que sejam de fácil aplicação. Para um acabamento ainda melhor, aplique uma pintura, mas faça essa etapa somente após o selante secar. “Uma dica é utilizar Cascola Flexite Multiuso, que é um selante acrílico à base de água e que aceita diversos tipos de tintas. É um produto fácil de aplicar, não resseca e é indicado para acabamentos em móveis, portas, janelas e interiores”, recomenda Luci.
Colagem de laminado decorativo
Revestimento de alta resistência, o laminado decorativo proporciona um visual interessante ao móvel. Por essa razão, tornou-se item obrigatório em projetos de decoração. Para uma aderência eficiente e duradoura, o adesivo mais indicado são as colas de contato.
“A cola de contato é popularmente conhecida como cola de sapateiro. Na Henkel, desde 2007, retiramos o Toluol da Cascola, composto químico que é prejudicial à saúde e pode causar a dependência química e muitos outros malefícios. A Cascola foi pioneira nessa iniciativa e foi desenvolvida para garantir não só um trabalho de colagem perfeita, mas principalmente garantir a saúde dos profissionais que a utilizam, além de ser mais amigável ao meio ambiente e com a mesma qualidade e performance de colagem”, explica Luci.
Na colagem de laminado decorativo, o adesivo de contato deve ser aplicado em ambas as partes e aguardar secagem entre 5 a 10 minutos antes de unir os substratos. O passo seguinte é alinhar as superfícies e uni-las na posição exata, exercendo pressão do centro da peça para as bordas, expulsando o ar, evitando assim a formação de bolhas. Para materiais porosos é recomendado o uso de uma segunda aplicação, após 20 a 30 minutos da primeira.
Colagem de fita de borda
As fitas de bordas são utilizadas para revestir as beiradas das placas de madeira ou MDF, dando melhor acabamento aos móveis. Suas cores e texturas são parecidas com as placas que compõem o material para dar sensação de uniformidade. Assim como em laminados decorativos, a cola ideal para fita de borda são as colas de contato. Algumas dicas importantes para um resultado perfeito na colagem de fita de borda são:
– Montagem e fixação sem parafusos
Tirar todo o pó da superfície da peça para uma perfeita colagem. Passar uma demão de cola no topo da fita de borda e uma demão de cola no topo da peça onde será fixada a fita de borda. Aguardar secar de 10 a 15 minutos (o tempo de espera pode variar conforme a temperatura ambiente).
Se necessário, aplique a segunda demão de cola na fita e no topo da peça onde será colada. Aguarde de 10 a 15 minutos (o tempo de espera pode variar conforme a temperatura ambiente). Depois de analisar que a cola está seca para fazer a colagem das peças, coloque a fita com o devido cuidado, pressionando com auxílio de uma ferramenta adequada para não deixar bolhas de ar.
Colagem de madeiras e MDF sem braçadeiras
Existem adesivos que proporcionam a colagem com aderência imediata de duas peças de madeira ou MDF, dispensando o uso de braçadeiras, dispositivos de metal que mantêm dois materiais unidos até estarem presos.
Colas instantâneas apresentam excelente desempenho em materiais porosos, como compensados e aglomerados. Além disso, oferecem ótimo acabamento por serem transparentes e de aderência imediata.
Fixação de Nichos
A colocação de nichos dentro do ambiente doméstico é uma tendência que funciona muito bem esteticamente. Na hora de fixar o nicho, utilize adesivos extrafortes que garantam uma fixação segura e que sejam indicados para os materiais e superfícies onde serão inseridos.
A utilização de adesivo para a fixação de nichos evita a necessidade de usar a furadeira e/ou a quebra parcial da parede, evitando eventuais danos em canos d’água ou fiação. O serviço é realizado de forma prática, limpa e rápida, dispensando pregos e parafusos.
– Cola de contato sem cheiro para móveis
“Em um ambiente interno, a Cascola Monta & Fixa PL 500 é indicada, pois é um adesivo extraforte à base de resinas acrílicas especiais e água. Além do odor suave, possui agarre imediato que facilita na montagem e instalação. Já para ambientes externos, a Cascola Monta & Fixa PL 600 é o adesivo mais indicado por ser ultra resistente às condições climáticas, como sol, chuva e mudança de temperatura, pois não racha, não resseca e não solta”, explicou Luci.
Engrossamento de peças
Esse é um processo clássico em marcenaria, em que novos materiais são incorporados a uma superfície de madeira. Após a aplicação do adesivo por toda a superfície, o material deve ser prensado para obter máxima aderência.
“Uma dica é aplicar a Cascola Cascorez Extra, que apresenta alta força de colagem e fácil aplicação. Adesivo à base de PVA, a solução oferece grande desempenho em artefatos de madeira, laminados plásticos, papel, papelão, entre outros”, finaliza a especialista da Henkel.