Semana Brasil 2022: a Black Friday Brasileira começa hoje
A Semana do Brasil e o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, objetivam movimentar o comércio no mês, anteriormente fraco no varejo
Publicado em 2 de setembro de 2022 | 13:47 |Por: Júlia Magalhães
A Semana do Brasil tem como mote ser a Black Friday Brasileira e resultado em números expressivos no varejo. Criada em 2019, a Semana do Brasil foi pensada como uma forma de aquecer as vendas do comércio brasileiro durante o mês de setembro. Tradicionalmente, acontece na semana do dia 7 de setembro, quando é comemorada a independência do país.
Este ano, entre 2 e 12 de setembro, lojistas oferecem promoções e descontos. A ação é organizada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom), com o apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
O período antecede o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro. Assim como a Black Friday Brasileira, tem o objetivo de movimentar o comércio em setembro, mês sem datas comemorativas e, comumente época fraca de vendas. Porém, o Dia do Cliente faz parte do calendário desde 2003, quando foi criada no Rio Grande do Sul.
Semana do Brasil soma ao Dia do Cliente
Nos últimos anos, o Dia do Cliente tem ganhado cada vez mais espaço e foi impulsionada ainda mais com a criação da Semana do Brasil. Segundo o levantamento da Ebit/Nielsen, na primeira edição da Semana do Brasil, em 2019, houve um aumento de cerca de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No último ano, o período do Dia do Cliente resultou em um faturamento de R$ 6 bilhões para o e-commerce brasileiro, de acordo com pesquisa da AlliN. O número representa alta de 22% em relação ao mesmo período de 2020. Durante os dois primeiros anos da pandemia, a promoção também colaborou para impulsionar o varejo brasileiro que sofreu impacto negativo.
Além de aquecer as vendas em setembro, é possível utilizar a ação para colocar a sua loja à prova para a Black Friday 2022 e entender as estratégias que melhor funcionam para o seu negócio.
Ainda dá tempo de cadastrar sua marca
O IDV disponibiliza materiais de divulgação para quem quer promover as ofertas do período. Lembrando que a campanha acontece tanto no ambiente físico (varejo tradicional) quanto no ambiente virtual (lojas on-line).
Por fim, o site semanadobrasil.com, possibilita que lojas e marcas que queiram participar do evento, possam se cadastrar. Embora a iniciativa não possua qualquer relação com o evento criado pelo Governo Federal – se trata de um projeto privado com o objetivo de divulgar as ofertas do varejo – plataforma divulga as melhores promoções e ofertas a cada uma hora. Com isso, oportuniza mais visibilidade às promoções da sua marca.