Varejo brasileiro varia 0,1% em agosto, de acordo com IBGE

No entanto, em alguns estados houve significativa retração do indicador

Publicado em 11 de outubro de 2019 | 08:41 |Por: Everton Lima

No mês de agosto, o volume de vendas efetuado pelo varejo cresceu 0,1%, em relação a julho. No entanto, a receita do setor encolheu -0,2%, de acordo com o IBGE. Os dados revelam que o comércio brasileiro está mantendo o ritmo de crescimento, uma vez que esse foi o terceiro mês seguido de aumento nas vendas.

No entanto, as vendas de artigos domésticos e as atividades dos supermercados têm sido os segmentos de maior destaque — e os grandes responsáveis pelo resultado positivo do varejo brasileiro. Outros setores, como o de varejo ampliado (que inclui automóveis e peças) não apresentou nenhuma oscilação no período analisado.

Por outro lado, as vendas do varejo de móveis e eletrodomésticos voltou a cair. Em agosto, esse mercado caiu -1,5% em comparação a julho e -1,3% em relação a agosto do ano passado. O acumulado dos últimos 12 meses desse setor é negativo: -0,8%. De janeiro a agosto, o resultado é um pouco melhor, embora, também seja negativo: -0,1%.

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Vendas do comércio gaúcho despencam

O mês de agosto não foi favorável ao comércio gaúcho. Depois de ter apresentado resultados positivos por dois meses consecutivos (0,5% em junho e 1,8% em julho) as vendas caíram 7,6% em agosto.

Ainda na região Sul, o estado do Paraná também teve retração nesse indicador, caindo 0,5% — rompendo com três meses seguidos de crescimento. O melhor resultado do comércio paranaense ainda é o de novembro de 2018, com 1%.

Já as vendas do varejo catarinense cresceram 1,6% em agosto, apresentando uma pequena desaceleração de crescimento, já que em julho o aumento dessas atividades foi de 1,8%.

O varejo paulista vem apresentando resultados positivos nos últimos cinco meses. No entanto, as vendas estão desacelerando. Em abril, o crescimento foi de 0,9% e em agosto foi de 0,3%.

De acordo com o IBGE, um dos fatores que contribui para o aumento das vendas do varejo brasileiro foi o calendário de agosto. A presença de dias úteis estimulou o consumo, segundo os pesquisadores.

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