Brasileiro vai comprar na Black Friday para acompanhar a Copa
50% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday para se prepararem para assistir aos jogos do Mundial da FIFA
Publicado em 21 de setembro de 2022 | 15:33 |Por: Dominyque
De acordo com recente pesquisa da Nielsen e Toluna, antecipada para a Folha de S.Paulo, 50% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday para se prepararem para assistir aos jogos do Mundial da FIFA. Entre os itens mais buscados estão eletrodomésticos (televisão, máquina de lavar roupa), celular ou tablet, moda, notebook ou PC e móveis.
Apostando em estratégias para garantir as vendas durante a Copa do Mundo, o varejo tem antecipado os descontos da Black Friday para o começo de novembro. Isso porque, a Seleção Brasileira estreia no Mundial, coincidentemente, no dia da famosa sexta-feira de descontos. Além disso, o jogo contra a contra a Sérvia será realizado às 16h.
Outro apontamento importante da pesquisa foi que, quando questionados sobre quais as marcas que vêm à cabeça quando se pensa em Black Friday, os consumidores apontaram Lojas Americanas (22%), Magalu (17%), Samsung (10%), Amazon (10%), Casas Bahia (8%).
A Black Friday no Brasil
Presente no calendário do varejo brasileiro desde 2010, a Black Friday se tornou a principal data de compras e vendas no país. Ficando à frente, inclusive, do Natal e Dia das Mães, tradicionalmente as datas de maior demanda, respectivamente. É certo que durante os anos, o varejo amadureceu e desmistificou paradigmas de que o momento era apenas uma máscara dos preços cheios. Atualmente, a data é tão aguardada pelos clientes, quanto pelos lojistas.
Por outro lado, o futebol está entre as paixões do brasileiro, portanto, Copas do Mundo ficam no centro das atenções no país. Logo, tamanho o sucesso do evento, mesmo a consolidada Black Friday tem o potencial de ser ofuscada por ela.
Varejo antecipa descontos da Black Friday
Dessa forma, para mitigar a repercussão do torneio em detrimento de uma das semanas de vendas mais importantes para o comércio, varejistas têm divulgado a antecipação dos descontos para o começo de novembro.
Em síntese, os varejistas esperam que, com essa estratégia, os consumidores entendam os descontos antecipados como um incentivo para comprar móveis e eletroeletrônicos justamente para assistir aos jogos da Copa. Essa tática, vale notar, é corroborada por uma pesquisa da Nielsen em parceria com a Toluna, antecipada para a Folha de S.Paulo. 50% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday para se prepararem para assistir aos jogos.
🔗Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca as principais notícias do setor moveleiro!